Luta pelo fim dos descontos em faltas justificadas para os residentes

Publicada em 7 de junho de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) encaminhou um ofício à Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde (COREMU) solicitando o fim dos descontos na bolsa dos enfermeiros residentes que sejam afastados das suas áreas de atuação por suspeita ou confirmação de covid-19.

No documento, o SindEnfermeiro solicita que não aconteçam descontos salariais, nem exigência de reposição de carga horária, uma vez que a superexposição é uma realidade identificada no trabalho em saúde. O ofício também solicita uma reunião entre sindicato e representantes da COREMU para tratar do assunto.

Para a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, a defesa das enfermeiras e enfermeiros é um dos papeis fundamentais do sindicato. “O residente faz parte da força de trabalho e precisa ser cuidado! Nós (o sindicato) estamos aqui para cuidar e lutar por eles. Seja para garantir a vacinação ou para que não aconteçam esses descontos, qualquer que seja a situação, o SindEnfermeiro está aqui para garantir os direitos deles e de qualquer enfermeiro”, completou Dayse.