Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Enfermeir@s Incríveis: e-book criado a partir de projeto dá voz aos sentimentos da Enfermagem na pandemia

Publicada em 2 de junho de 2021

Foto: Reprodução/Sentimentos na Pandemia – Vozes da Enfermagem (capa)

O trabalho dos profissionais de Enfermagem durante a pandemia do coronavírus tem sido fundamental para salvar a vida de milhares de pessoas diariamente. Mas toda a dedicação desses profissionais tem um preço: estar longe da família, ter menos de três horas de sono por noite, ou às vezes até mesmo a solidão de não ter com quem desabafar sobre esse momento tão complicado.

Pensando nisso, a Mentoria Estudantil em Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB) promoveu a iniciativa “Enfermeir@s Incríveis” durante o ano de 2020, com o objetivo de contar e valorizar as histórias de enfermeiros que atuam na linha de frente contra o coronavírus, dando voz e vez aos seus sentimentos.

Os relatos dos trabalhadores, juntamente com poesias, fotos e ilustrações produzidas por docentes e alunos da UnB, por sua vez, deram origem ao livro “Sentimentos na Pandemia: vozes da Enfermagem” – um registro simbólico da luta enfrentada pelos profissionais.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora da Faculdade de Saúde da UnB, Mariana Franzoi, “não se trata de um livro acadêmico. É uma obra poética permeada de beleza, sensibilidade, afetos, sentimentos e emoções”.

Sobre a experiência, uma das participantes – a estudante de Enfermagem Bianca Evellyn afirmou: “Aprendi a valorizar os pequenos detalhes. A compreender um pouquinho sobre o que é cuidar do outro. A aproveitar mais o tempo com a família. Gostaria que todo mundo pudesse sentir o que eu senti”.

Enfermagem retratada através da arte

O livro é o resultado de quase um ano de trabalho, onde os estudantes foram a campo buscar os relatos de enfermeiras e enfermeiros na linha de frente – e transformaram o material coletado em ilustrações, poesias, fotografias e textos divididos em cinco temáticas: “sobre cuidado”, “sobre lutas e lutos”, “sobre esperança”, “sobre vida” e “além das palavras”.

Lançado no último dia 20 de maio como encerramento das atividades da Semana de Enfermagem da FS, o livro está disponível gratuitamente aqui. Também é possível solicitar a compra da versão física, a preço de custo, através do e-mail mentoriaenfunb@gmail.com.

E para conhecer mais sobre a iniciativa “Enfermeir@s Incríveis”, você pode ler a matéria que o SindEnfermeiro produziu com as idealizadoras do projeto, em setembro do ano passado, ou acessar o site da Mentoria aqui.

Com informações da Secom-UnB.