Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Com medo da instalação da CPI da Pandemia, distritais governistas esvaziam sessão

Publicada em 19 de maio de 2021

Foto: CLDF/Reprodução

Quem tem medo da CPI que investigará os gastos do Executivo durante a pandemia de covid no DF? Parece que os deputados distritais governistas têm! A sessão plenária da Câmara Legislativa do DF (CLDF) da última terça-feira (18) foi encerrada sem que houvesse a votação da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do Governo do DF durante a pandemia de covid-19.

A sessão iniciou com 17 deputados que votaram e aprovaram três projetos, no entanto, quando o debate sobre a criação da CPI se iniciou, apenas 10 distritais permaneceram – a quantidade mínima para deliberação era de 13 parlamentares.

Manobra política

Antes de encerrar a sessão, o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), reconheceu que houve uma “manobra”. “Toda manobra aqui é legítima. Seja por força da base, seja por força da oposição. Estou aqui garantindo o regimento”, disse Rafael Prudente.

CLDF é um puxadinho do Buriti?

“Infelizmente a CLDF continua sendo um ‘puxadinho’ do Buriti. Parece que o mandato da maioria dos parlamentares é apenas para a defesa dos seus próprios interesses. É direito da população do DF saber para onde foram os recursos da saúde”, destaca a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio.

De acordo com Dayse, a instauração da CPI da Pandemia é necessária ainda mais num cenário em que existe indícios de desvio de recursos públicos. “Houveram prisões, o Tribunal de Contas do DF sinalizou irregularidades com a distribuição dos recursos. É dever da Câmara investigar. Infelizmente a Casa está fugindo do seu dever, que é investigar esses indícios”, completa Dayse.

 

Quem estava na sessão da CLDF?

Deputados que ficaram para votar criação da CPI da Covid-19 na CLDF:

Leandro Grass (Rede)

Rafael Prudente (MDB)

Chico Vigilante (PT)

Arlete Sampaio (PT)

Reginaldo Veras (PDT)

João Cardoso (Avante)

Fábio Felix (Psol)

Fernando Fernandes (Pros)

Julia Lucy (Novo)

Roosevelt Vilela (PSB)

Deputados que saíram antes de votar sobre criação da CPI da Covid na CLDF:

Daniel Donizet (PSL)

Cláudio Abrantes (PDT)

Hermeto (PHS)

Iolando (PSC)

Martins Machado (PRB)

Reginaldo Sardinha (Avante)

Valdelino Barcelos (PP)

Deputados que não apareceram na sessão:

Agaciel Maia (PL)

Delmasso (Republicanos)

Jorge Vianna (Podemos)

Robério Negreiros (PSD)

Jaqueline Silva (PTB)

Com informações do Portal G1-DF.