Nota de Apoio às Enfermeiras e Enfermeiros que estão atuando na vacinação contra a covid-19

Publicada em 7 de maio de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem demonstrar seu apoio às enfermeiras, enfermeiros e demais profissionais da enfermagem que estão atuando na vacinação da população contra a covid-19 e têm sido constantemente hostilizados e ameaçados por pessoas que não entendem a importância da enfermagem.

O SindEnfermeiro tem recebido diversas denúncias de que esses trabalhadores são coagidos, constrangidos e maltratados nos postos de vacinação de todo o DF. A má conduta de alguns poucos profissionais não justifica o desrespeito aos bons profissionais que estão comprometidos com a saúde e com o Sistema Único de Saúde.

À população, pedimos que respeitem os horários de vacinação marcado no agendamento e que levem a documentação necessária para que não ocorram atrasos na hora da imunização. A enfermagem tem compromisso com a saúde, mas somos seres humanos, não máquinas!

À Secretaria de Saúde, pedimos que melhore o site, preste informações de forma mais específica para evitar ruídos de comunicação, isso evitará que os profissionais da enfermagem se desgastem com um problema que não foi causado por eles.

Aos profissionais da enfermagem, deixamos aqui o nosso muito obrigado e apoio. O sindicato tem recebido e apurado todas as denúncias para que as medidas legais sejam tomadas.

Por fim, ressaltamos a importância das enfermeiras e enfermeiros no combate à covid-19. #LuteComoUmaEnfermeira

Confira o recado da diretora do SindEnfermeiro, Ursula Nepomoceno: