SindEnfermeiro reúne enfermeiros do ICDF em assembleia virtual para discutir cláusulas sociais

Publicada em 27 de abril de 2021

Foto: reprodução da internet/Google imagens

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) realizou ontem (26) Assembleia virtual com os enfermeiros do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), para discutir junto à categoria a criação de possíveis cláusulas sociais para cumprimento por parte do instituto, como compensação aos quatro meses de salários atrasados – entre setembro de 2020 e janeiro de 2021.

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, o secretário-geral Jorge Henrique, e a advogada do sindicato, Jacqueline Sousa, participaram do encontro com os enfermeiros.

Na assembleia, os enfermeiros puderam expor suas reivindicações junto ao sindicato, elencando questões que, de acordo com a categoria, deveriam ser analisadas pelo instituto como forma de mitigar os transtornos causados nos últimos meses de 2020.

Cláusulas sociais

Algumas das pautas pleiteadas pelos enfermeiros dizem respeito ao retorno do plano de saúde, que foi suspenso, ou o fornecimento de exames laboratoriais; a oferta de cursos gratuitos ou com descontos nas áreas de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) e Suporte Avançado de Vida Pediátrica (PALS) – já oferecidos pelo ICDF, porém com alto custo.

Outras questões relacionadas ao trabalho foram levantadas, como a melhora nas condições das áreas de repouso, aumento do prazo para homologação de atestados médicos, aumento das trocas de plantão mensais para quatro, fornecimento de lanches para quem trabalha em regime de doze horas e o gozo das férias após o período aquisitivo de doze meses.

Reparação

Para a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, “é muito importante a gente discutir as cláusulas sociais nesse momento em que a categoria passa por um momento de fragilidade”. Ela afirma, ainda, que o sindicato vai lutar até o fim pelo acordo, colocando sempre em primeiro plano a ordem de prioridades da categoria.

“Os enfermeiros do ICDF podem contar com a gente. Nós lutamos juntos por esses direitos, e, apesar da compensação não ter vindo em forma de pecúnia, a inclusão das cláusulas sociais pode trazer vários benefícios para o dia a dia dos trabalhadores”, completou.

O secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, afirma que as negociações junto à categoria tem papel fundamental nesse momento, já que foi através do trabalho do sindicato e a mobilização dos profissionais que a possibilidade real de conseguir melhorias nas condições gerais de trabalho foi conquistada.

“A ação do sindicato foi importante para que tivéssemos uma negociação com o ICDF para reparar os danos causados pelos atrasos salariais. Mas o resultado só foi possível graças à mobilização da categoria desde o primeiro momento”, afirmou.

Além disso, segundo Jorge, a negociação traz segurança jurídica aos trabalhadores, já que “estabelece uma condição para que novos atrasos salariais não aconteçam”.