Nota de Repúdio: carta enviada por empresários do setor médico-hospitalar ao presidente do Senado solicitando que o PL do o piso salarial fosse tirado de pauta

Publicada em 15 de abril de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal vem, através desta nota, manifestar seu repúdio à carta enviada por empresários do setor médico-hospitalar ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, solicitando que o Projeto de Lei 2564/2020 – que institui o piso salarial nacional para a enfermagem – não fosse votado pela Casa.

A enfermagem vive uma negligência histórica. Projetos de lei que pautam a regulamentação da jornada de trabalho e do piso salarial da categoria tramitam há décadas nas duas Casas Legislativas. A atitude desse grupo de empresários reforça tudo que denunciamos há anos: o poder do lobby médico-hospitalar dentro do Poder Legislativo.

A pandemia causada pelo novo coronavírus explicitou, ainda mais, diversos problemas que a enfermagem do Brasil enfrenta. Falta de equipamentos, jornadas de trabalho exaustivas, má remuneração, desvalorização e várias outras situações vividas por uma categoria que tem se mostrado essencial nessa guerra global.

Já é consenso mundial que a valorização da enfermagem reflete em diversos benefícios para a sociedade, de forma especial para quem mais necessita dessa categoria, a população.

Hoje, no Brasil, são mais de 2,3 milhões de profissionais de enfermagem, que enfrentam péssimas condições de trabalho, baixos salários, desvalorização e diversos outros problemas. No entanto, é a enfermagem quem está na linha de frente contra esse inimigo invisível e cruel. É a enfermagem que não descansou nenhum dia desde o início dessa pandemia. É a enfermagem quem mais perdeu profissionais na luta contra o coronavírus.

O SindEnfermeiro se orgulha de todos os profissionais que representa. A enfermagem não foge a luta e não aceitaremos calados mais um ataque como esse! #LuteComoUmaEnfermeira.