Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

SindEnfermeiro e aprovados no concurso da SES fazem ato em frente ao Buriti por nomeações

Publicada em 14 de abril de 2021

Na manhã de hoje (14), o SindEnfermeiro-DF e os enfermeiros aprovados no concurso de 2018 da Secretaria de Saúde (SES) foram à Praça do Buriti para cobrar do governador Ibaneis Rocha (MDB) as nomeações prometidas para reforçar a linha de combate ao coronavírus na rede pública do DF.

O ato, que respeitou as normas de distanciamento social e o uso de máscara, contou com cerca de 20 enfermeiros, além do diretor executivo do SindEnfermeiro, Tarcísio Faria. Empunhando faixas e cartazes, os presentes demonstraram seu descontentamento com a demora nas negociações – e lembraram a declaração do governador: “Estou chamando porque vocês são necessários. Fizeram concurso e preciso”.

A pauta é uma reivindicação anterior à pandemia, mas ganhou força após o chefe do Executivo declarar, em julho do ano passado, que todos os enfermeiros aprovados no concurso de 2018 seriam convocados para o trabalho. Apesar dos últimos chamamentos feitos pelo GDF, ainda é grande a fila de espera pela nomeação.

“Nós estamos aqui para ajudar”

O diretor executivo do sindicato, Tarcísio Faria, participou do ato, e ressaltou a importância de nomear todos os profissionais que foram aprovados, mas seguem aguardando uma resposta desde 2018. Ele afirmou, em recado direto ao governador, que os enfermeiros estão à disposição para preencher o déficit da SES e assim, proporcionar um melhor atendimento à população na luta contra o coronavírus.

“Estamos aqui solicitando para que o Sr. [governador] cumpra a promessa de nomeação dos enfermeiros. Hoje, são mais de 300 pessoas aguardando um leito de UTI nos hospitais, e sei que nós e a nossa força podemos ajudar a combater essa pandemia. Além disso, precisamos de mais enfermeiros não só nos hospitais, mas nas casas de parto e principalmente na atenção básica”, afirmou.

Tarcísio também apontou a correlação entre a melhora nos indicadores de saúde da população e a reabertura dos setores econômicos, afirmando que “a contratação dos enfermeiros para reforçar a assistência faz com que a população possa ter um atendimento de qualidade, reduzindo as filas e aumentando as chances de recuperação. Com isso, as restrições vão poder ser diminuídas e o empresário vai poder ter segurança para reabrir seu comércio”, apontou.