Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Ato na Praça dos Três Poderes faz “cortejo fúnebre” em homenagem as 300 mil vítimas do coronavírus

Publicada em 25 de março de 2021

Um movimento silencioso e ao mesmo tempo, um grito de socorro. Assim pode ser definido o ato realizado hoje (25) na Praça dos Três Poderes para homenagear as mais de 300 mil vítimas do coronavírus e da ineficiência do Governo Federal. Cerca de 10 pessoas participaram do protesto, para não infringir as medidas de distanciamento e de prevenção ao vírus.

A mobilização foi organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), e contou com o apoio de entidades como o SindEnfermeiro-DF, Sindicato dos Odontólogos (SODF), Conselho de Saúde (CSDF) e OAB-DF – que auxiliou com o plantão jurídico aos participantes.

Com início às 8h45, os presentes vestiram camisetas pretas em sinal de luto e realizaram um cortejo fúnebre em direção ao centro da praça, carregando um caixão com um mapa do Brasil, em simbologia às mortes ocorridas em todo o país. Em seguida, cada um dos participantes depositou uma rosa em cima da urna funerária.

“Estamos perdendo a empatia”

De acordo com a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, a falta de uma liderança no combate ao vírus fez com que a situação se tornasse caótica, e aponta que chegamos a um ponto que as pessoas estão aos poucos “perdendo a empatia com a dor do próximo”.

Ela afirma ainda que “o objetivo do ato era de trazer duas situações: o luto, no sentido de tristeza e pesar por todas as pessoas que perderam seus entes queridos, mas também o “luto”, como afirmação de uma luta em busca de um país melhor – um país que no momento se encontra dilacerado e sem liderança. Mas precisamos passar a mensagem de que quem faz uma nação são as pessoas, e elas são as responsáveis por fazer da nação um lugar melhor”.

“Tudo isso poderia ter sido evitado”

A presidente do Conselho de Saúde (CSDF) e do Sindicato dos Odontólogos do DF, Jeovânia Rodrigues, reforçou que o ato foi mais um grito de socorro em meio a uma tragédia anunciada e que poderia ter sido evitada, não fosse a inércia do poder público em tomar as ações políticas necessárias.

“O ato surgiu da ansiedade de ver que os números de óbitos estavam acelerando, e por saber que todas as orientações pautadas na ciência e epidemiologia demonstravam que [no Brasil] faltavam ações políticas, especialmente para incentivar o cumprimento das medidas de isolamento e oferecer opções como um auxílio emergencial realmente abrangente – pois só o investimento em condições de atendimento e internação não era suficiente naquele momento”, afirmou.

Necropolítica

Para a enfermeira Lígia Maria, “o ato de hoje demonstra que ainda existem pessoas que se importam com tudo que está acontecendo”. Ela afirma, ainda, que o país vivencia “uma política de morte, através das mãos de pessoas que se utilizam do vírus para promover o assassinato em massa das populações mais vulneráveis e da juventude – especialmente a pobre e negra”.

Por fim, Lígia relembra que “os profissionais da linha de frente estão morrendo sem nenhuma assistência, e [os trabalhadores da saúde] não deveriam ser vistos só como heróis, mas como pessoas que estão passando por necessidades nesse momento e precisam de melhores condições para trabalhar”.