Nota de Apoio – Racismo em UBS do Paranoá

Publicada em 17 de março de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem por meio dessa nota prestar seu apoio à enfermeira Ana Carla Espírito Santo que foi vítima do crime de injúria racial no seu ambiente de trabalhado.

Ana Carla, que atua no Paranoá, sofreu ataques racistas na tarde da última segunda-feira, (15), de acompanhante de paciente diante de diversas testemunhas. Num momento de notória sobrecarga dos servidores da saúde, essa atitude, além de criminosa, causa verdadeira ojeriza! Enfermeira há 26 anos, Ana Carla destaca que, mesmo nesse momento tão difícil e com trabalho intenso, mantém a calma por entender o drama de pacientes e familiares diante da pandemia. Mas a agressora insistia em ofender mesmo após orientação e, inclusive, direcionou ataques também a outros pacientes que aguardavam atendimento.

A violência sofrida por Ana Carla reflete duas tristes realidades: das negras e negros brasileiros que ainda colhem os amargos frutos do passado escravocrata. E dos trabalhadores da enfermagem que enfrentam desvalorização, falta de condições de trabalho e uma série de outras negligências históricas. Não vamos aceitar mais violências calados! O SindEnfermeiro está aqui para apoiar a categoria! Para Ana Carla, estão sendo prestados apoio e assistência jurídica. E para qualquer enfermeira ou enfermeiro que sofra algum tipo de violência, estamos aqui para ajudar.

É importante lembrar para vítimas diante uma situação de violência, a denúncia parece difícil ou desnecessária, mas é essencial para que se iniba novas agressões! Ressaltamos também que é vital que toda a sociedade adote uma postura antirracista. Parafraseando a filósofa americana, Angela Devis, “não basta não ser racista, é necessário ser antirracista!”.