Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Ação Conjunta Covid-19 vai ao HRSM averiguar denúncias e as condições de trabalho dos servidores

Publicada em 16 de março de 2021

A Ação Conjunta Covid-19 esteve hoje (16) no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), para averiguar de perto as condições oferecidas pela unidade para o atendimento à população, bem como a disponibilidade de leitos, insumos para os profissionais e organização dos fluxos de atendimento.

Participaram da visita o diretor executivo do SindEnfermeiro-DF, Tarcísio Faria, além de representantes da OAB-DF, CLDF e outras entidades. A fiscalização visitou diversas alas do hospital, especialmente as áreas destinadas aos pacientes contaminados pelo coronavírus, além de observar a disponibilidade de insumos necessários ao trabalho dos servidores.

A força-tarefa se deslocou para a unidade após o recebimento de denúncias apontando para a falta de equipamentos para a proteção dos profissionais, como luvas e capotes – o que pôde ser constatado durante a visita, pois a quantidade desses materiais não atende a todos os servidores que necessitam.

Outro ponto que chamou atenção diz respeito à localização do “covidário” – local destinado a abrigar os pacientes contaminados pelo coronavírus, e que divide o terceiro andar do hospital com o centro cirúrgico e a ala destinada à ortopedia. De acordo com Tarcísio, “a proximidade [dos pacientes cirúrgicos] com os pacientes “covid” gera um grande risco de contaminação cruzada dentro da unidade”.

No pronto-socorro, diversos pacientes contaminados dividiam o mesmo ponto de oxigênio, e a média de idade dessas pessoas é cada vez menor – sendo que, segundo o representante do SindEnfermeiro, “só no momento em que paramos em frente à UTI, vimos quatro pacientes contaminados sendo conduzidos – todos com menos de 40 anos e em estado grave”.

A força-tarefa também questionou a gerente de enfermagem da unidade a respeito da atuação de enfermeiros na distribuição da dieta dos pacientes, que havia sido relatado em denúncias e constatado durante a visita – o que deve ser feito por um profissional nutricionista ou um técnico de nutrição.

Por fim, a superintendência da Região Sul também foi notificada a realizar a separação dos pacientes contaminados com o vírus e as alas cirúrgica e de ortopedia.