Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Ação Conjunta Covid-19 visita HRC para fiscalizar condições de trabalho e de atendimento aos pacientes

Publicada em 11 de março de 2021

Na manhã de hoje (11), a Ação Conjunta Covid-19 esteve no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), para averiguar de perto as condições oferecidas pela unidade para o atendimento à população, bem como a disponibilidade de leitos, insumos para os profissionais e organização dos fluxos de atendimento.

Participaram da visita o secretário-geral do SindEnfermeiro-DF, Jorge Henrique, além de representantes da OAB-DF, CLDF e outras entidades. A fiscalização visitou diversas alas do hospital, especialmente as áreas destinadas aos pacientes contaminados pelo coronavírus, além de observar a disponibilidade de insumos necessários ao trabalho dos servidores.

A situação encontrada na unidade não difere da maioria dos hospitais e unidades de pronto atendimento do DF nesse momento de colapso: faltam leitos de UTI, e com isso, pacientes se aglomeram em corredores e até mesmo no banheiro da unidade, recebendo ali mesmo a oxigenoterapia.

Apesar dos esforços dos servidores em prestar o atendimento, a todo o momento chegam mais ambulâncias trazendo pacientes graves, e não há mais local para alocar essas pessoas. Para Jorge, é necessário que a população compreenda o grave momento que o DF enfrenta, e cumpra de fato as medidas de isolamento social.

No entanto, ele ressalta que o GDF precisa garantir alternativas para que as pessoas fiquem em casa, como o pagamento de um auxílio emergencial às famílias de baixa renda, bem como ao setor produtivo.

“O governo precisa garantir uma renda mínima às famílias em situação precária, para que elas possam ficar em casa e respeitar o isolamento social – além dos micro e pequenos empresários, que precisam enfrentar essa situação (de fechamento das lojas e impacto na economia)”, apontou.

Por fim, o representante do SindEnfermeiro ressalta a exaustão dos servidores durante o trabalho, lembrando que muitos estão afastados, seja por terem sido contaminados, ou por estresse decorrente do desgaste diário, e resume em três palavras o que deve ser o objetivo principal do governo no momento: “Vacina para todos”.