#CaraDeEnfermeiro: SindEnfermeiro notifica jornalista que desrespeitou enfermeiros na TV

Publicada em 5 de março de 2021

O departamento jurídico do SindEnfermeiro-DF, dentro das atribuições que lhe são cabíveis, enviou ontem (04) notificação extrajudicial ao jornalista amazonense Ronaldo Tiradentes, que ofendeu a classe da enfermagem ao comentar o caso de um médico acusado de negligência no programa “Manhã de Notícias”, da TV Tiradentes.

No programa em questão, o profissional alegou que o médico – acusado de aplicar uma superdose de anestésicos em uma criança, que veio a óbito – tinha “cara de enfermeiro”, usando elementos da imagem do suspeito e atrelando em tom de deboche o desleixo apresentado pelo mesmo com as supostas características de um profissional de enfermagem – como a camisa por baixo do jaleco e o uso de headphones em ambiente de trabalho. Após as lamentáveis falas, Ronaldo completa, afirmando que o suspeito “não inspira a confiança de um médico”.

A fala de Ronaldo foi repudiada por diversas entidades e profissionais de enfermagem em todo o país, causando grande indignação junto à categoria – o que levou o sindicato a decidir pelo envio da notificação, cumprindo a sua atribuição institucional de defender os profissionais não apenas no Distrito Federal, mas em todo o Brasil.

A notificação solicita ao jornalista uma retratação sobre as declarações que diminuem os profissionais, bem como a exclusão de todo o conteúdo que possa ser classificado como ofensivo ou pejorativo – e terá o prazo de até cinco dias para ser respondida.

De acordo com a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, as entidades responsáveis pela regulamentação da categoria em âmbito distrital e federal também serão notificadas pelo sindicato, com o objetivo de que as mesmas se manifestem sobre o caso.

“É importante que o Coren-DF e o Cofen tenham um posicionamento sobre o caso, até no sentido de defender a categoria não só quanto à fiscalização e regulamentação, mas também quanto a imagem dos profissionais em todo o Brasil, e até mesmo fora dele”, afirmou.

É importante salientar que o SindEnfermeiro está acompanhando de perto o caso, e não medirá esforços em busca de uma reparação para esse episódio tão revoltante. A Enfermagem, que já sofre há anos com a desvalorização de seu trabalho, não pode aceitar passivamente mais uma forma de diminuir a importância da categoria frente à opinião pública.