Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

ABSURDO: No AM, jornalista afirma que médico acusado de matar criança tem “cara de enfermeiro”

Publicada em 3 de março de 2021

O SindEnfermeiro-DF vem por meio desta nota manifestar seu repúdio frente às declarações feitas pelo jornalista Ronaldo Tiradentes no programa “Manhã de Notícias”, exibido pela TV Tiradentes de Manaus (AM), no último dia 25 de fevereiro.

Ao comentar o caso de um médico envolvido na morte de uma criança por suposta superdosagem de anestésicos, o apresentador afirma que o profissional em questão “tem cara de enfermeiro”, com o claro objetivo de depreciar a classe e reforçar uma visão ultrapassada e corporativista sobre as enfermeiras e enfermeiros.

Ronaldo, enfermeiro não tem cara, mas tem competência de sobra. São mais de 16 mil profissionais em todo o Brasil que realizam diariamente o trabalho de salvar vidas, mesmo nas circunstâncias mais desfavoráveis, unindo sempre a ciência e o conhecimento com a dedicação e o amor à profissão.

O trabalho da enfermagem durante a pandemia do coronavírus devolveu a alegria para milhões de famílias em todo o país, que puderam ver de novo os seus entes queridos depois de tanto sofrimento. Além disso, a categoria tem sido fundamental no processo de imunização da população contra o coronavírus.

Um profissional em posição de formar opiniões não deve usar este espaço para emitir posicionamentos tão rasos e cobertos de preconceito. Porém, sabemos que usar do sensacionalismo para ter audiência é uma prática quase tão antiga quanto a televisão no Brasil.

Não é de se espantar que o programa em questão, que usa seu espaço para ofender os profissionais de enfermagem, tenha uma linguagem tão baixa e apelativa, mostrando diariamente o sofrimento das pessoas em situações degradantes como forma de entretenimento popular.

Para a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, o posicionamento distorcido de alguns formadores de opinião é parte de um movimento maior que tem como objetivo descreditar o trabalho da enfermagem em nome de um corporativismo que só prejudica a assistência à população.

“As pessoas não conhecem nosso trabalho porque existe um grande esforço no sentido de manter escondida a potência transformadora da enfermagem. Enquanto a categoria estava preocupada em dedicar sua vida ao cuidado, não pudemos perceber que existia um plano em curso para nos afastar dos espaços de poder – trocando direitos como um piso salarial e carga horária dignos por um “tapinha nas costas” e uma “semana da enfermagem”, afirmou.

Apesar da situação não ter ocorrido no Distrito Federal, o SindEnfermeiro-DF se vê na obrigação não apenas de emitir um posicionamento firme contra esse ato covarde, mas também comunicar que serão tomadas as medidas judiciais cabíveis contra as declarações deste suposto jornalista.

Defender a enfermagem também passa por defender a imagem da categoria, que apesar de todo o reconhecimento nos últimos anos, ainda luta para conquistar o seu espaço em meio a uma sociedade que vê nossa profissão como sendo “de segundo escalão”.

E ao jornalista Ronaldo Tiradentes, um recado final: respeito é algo que aprendemos dentro de casa, e ultrapassa qualquer barreira profissional. Quando você desrespeita uma categoria inteira como o fez, torna-se evidente a sua ignorância e desconhecimento sobre o que somos e realmente fazemos.

Quando não temos nada de útil a dizer, é melhor ficar em silêncio. Respeite o nosso trabalho. Respeite a Enfermagem!

ASSISTA AQUI A DECLARAÇÃO VERGONHOSA DO JORNALISTA: