Nota de Esclarecimento devolução dos servidores do IGESDF

Publicada em 24 de fevereiro de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem por meio desta nota prestar esclarecimento aos enfermeiros da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) que foram cedidos ao Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (IGESDF).

Em primeiro lugar, o SindEnfermeiro questiona a motivação do IGESDF ao tomar essa atitude sem dialogar com o sindicato – pois a Lei 840/2021, prevê que os sindicatos participem desse processo de movimentação de servidores -, com o Conselho de Saúde do DF, com a SESDF ou qualquer entidade ou órgão de controle social. Diante disso, o SindEnfermeiro procurou o instituto, mas até o momento não obteve respostas.

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, foi recebida na manhã da última terça-feira (23), pela subsecretária de gestão de pessoas da SES-DF, Silene Almeida, que expos a situação. O primeiro ponto exposto pela subsecretária é que a “devolução” dos servidores foi uma solicitação do IGESDF. Diante desse cenário, a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) precisou se mobilizar e fazer um planejamento estratégico emergencial para acolher os seus servidores. De acordo com Silene, a SUGEP “procurou garantir uma realocação mais isonômica e transparente possível a esses trabalhadores”.

A subsecretária também afirmou que a reintegração será de maneira gradual, com listagem de até 80 servidores e todo o processo deve levar entre oito e nove meses para ser finalizado. Ela também reforçou a importância do preenchimento da plataforma lançada pela SUGEP, para que a secretaria consiga fazer o levantamento de todos os servidores e qual o local de realocação desejado por eles. Cada servidor poderá indicar até dois locais.

O SindEnfermeiro reitera que continua nas tratativas de contato com o IGESDF – que segue sem presidência. O sindicato tem se mobilizado para buscar apoio na Câmara Legislativa para apuração detalhada dos fatos. Na quinta-feira acontecerá uma reunião com os servidores para tomar as decisões necessárias, decidir os próximos passos e ações que serão tomadas para que os trabalhadores não sejam prejudicados.