Fiscalização: SindEnfermeiro acompanha vacinação em drive-thru de Águas Claras

Publicada em 11 de fevereiro de 2021

Na manhã de hoje (11), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) visitou a unidade de drive-thru para vacinação localizada na Faculdade UniEuro, em Águas Claras – com o objetivo de averiguar as condições de trabalho dos profissionais, a organização dos fluxos de atendimento, bem como a disponibilidade de insumos e vacinas.

O secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, e o diretor-executivo Tarcísio Faria acompanharam o movimento da unidade e a aplicação das doses durante toda a manhã – e um dos fatores que mais chamou atenção foi o sucesso da unidade na execução dos protocolos, com o cumprimento das medidas de distanciamento e o rápido fluxo de pessoas para evitar aglomerações.

Jorge ressalta o esforço dos trabalhadores da enfermagem e outras áreas em garantir a maior segurança e eficiência possíveis na vacinação, mas faz um apelo aos governos distrital e federal no sentido de acelerar a imunização da população.

“É preciso reafirmar a competência dos enfermeiros e dos outros profissionais envolvidos com a aplicação das vacinas. No entanto, é necessário cobrar o governador [Ibaneis] e o presidente [Bolsonaro] para que mais doses sejam disponibilizadas, e possam atender toda a população”, apontou.

O trabalho realizado pelos servidores na unidade também foi exaltado por Tarcísio. De acordo com o diretor-executivo do sindicato, o drive-thru de Águas Claras é provavelmente “o mais organizado em que passamos” – lembrando ainda que a falta de proatividade do Governo Federal em buscar a compra antecipada dos imunizantes no segundo semestre do ano passado é o principal motivo para a escassez das doses.

“Nós [profissionais de saúde] temos que explicar para a população que o motivo para a falta de vacina é a política negacionista do Governo Federal, que rejeitou a compra das doses assim que elas foram oferecidas [em agosto de 2020]. Por isso a população está sofrendo e a vacinação está atrasando – e é nosso dever moral deixar isso claro”, finalizou.