SindEnfermeiro e representantes das categorias do funcionalismo se reúnem para discutir defesa de pautas conjuntas

Publicada em 3 de fevereiro de 2021

Na tarde de ontem (02), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) se reuniu com representantes de sindicatos e outras entidades da saúde para discutir sobre as ações que vem sendo tomadas para defender as chamadas pautas conjuntas – como o aumento da alíquota de contribuição para os aposentados e a terceira parcela do reajuste salarial dos servidores do GDF.

A reunião, que contou com a presença do diretor Adriano Limírio, além de representantes de outras 22 entidades, teve como objetivo traçar estratégias para a defesa de pautas que abrangem não apenas os servidores da saúde, como também de diversas categorias do funcionalismo público do DF.

Uma das pautas tratadas foi a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) de autoria da frente de sindicatos, que solicita a mudança no teto usado como base para o desconto da alíquota de contribuição do Instituto de Previdência dos Servidores do DF (IPREV) para ativos e aposentados – que atualmente está em R$ 1.045,00 – para o teto nacional, que é de R$ 6.734,00.

Outro ponto considerado importante pelo grupo, e que será discutido nas próximas reuniões com o GDF é o pagamento da terceira parcela do reajuste salarial concedido em 2013 ao funcionalismo, bem como o pagamento retroativo a novembro de 2015 – o que ainda não foi feito.

O diretor Adriano Limírio, que esteve na reunião, relembra que “o primeiro (objetivo da união entre os sindicatos) é defender o serviço público, bem como a questão dos aposentados, que está bem séria”.

A presidente Dayse Amarílio, representada pela diretoria do SindEnfermeiro na ocasião, reafirmou o compromisso do sindicato em trabalhar de forma conjunta com as outras entidades, para garantir que os direitos dos servidores sejam respeitados. “Não vamos desistir de lutar, principalmente pelos aposentados, pois as perdas financeiras (para eles) são ainda maiores do que para os servidores ativos”.