Conheça as reivindicações da FUEnf para garantir maior transparência na campanha de imunização contra a Covid-19

Publicada em 27 de janeiro de 2021

A Frente Única da Enfermagem (FUEnf) formalizou ontem (26) junto à Secretaria de Saúde (SES-DF) uma série de recomendações voltadas para o aprimoramento da campanha de imunização contra o coronavírus no Distrito Federal. O objetivo é de garantir maior transparência na vacinação da população, trazer respaldo técnico e científico para os trabalhadores da enfermagem que estarão à frente da campanha.

A Frente Única da Enfermagem (FUEnf) é uma entidade representada pelo Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfermeiro-DF), Conselho Regional de Enfermagem (COREN-DF), Associação Brasileira de Enfermagem – Seção DF (ABEn-DF), Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem (Sindate-DF) e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO-DF).

As recomendações feitas pela FUEnf foram expostas junto à SES em reunião realizada na última quarta-feira (20), e incluem a avaliação da eficácia e a segurança das vacinas aplicadas, passando pelas questões relacionadas à legislação da categoria, como o dimensionamento dos recursos humanos nas salas de imunização, e chegando até a discussão sobre a responsabilidade técnica tanto para as salas, quanto para as equipes.

Outros pontos discutidos na ocasião trataram da segurança dos profissionais no ambiente de trabalho, a padronização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) das equipes, e descrição das condições ideais para alocar as salas de vacina – sendo que a secretaria sinalizou positivamente para as pautas da Frente, e se comprometeu a estabelecer uma mesa fixa de negociações – ponto também abordado no documento enviado à pasta.

A carta de recomendações da FUEnf para a campanha de vacinação contra a Covid-19 também será entregue junto aos órgãos de controle, como o Comitê de Crise Covid-19, Conselho de Saúde do DF (CSDF) e o Ministério Público (MPDFT).

Confira a íntegra do ofício enviado para a Secretaria de Saúde do DF aqui.