Nota Pública sobre a vacinação dos profissionais contra a Covid-19

Publicada em 22 de janeiro de 2021

Foto: reprodução da internet/Google imagens

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem por meio desta nota, expor sua posição diante da situação enfrentada pelas enfermeiras e enfermeiros e outros trabalhadores da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19, a insuficiência de imunizantes para todos esses profissionais.

O Distrito Federal tem aproximadamente 146 mil profissionais de saúde, entretanto, a Secretaria de Saúde recebeu apenas 106 mil doses da vacina contra o novo coronavírus, fazendo com que pouco mais de 50 mil pessoas fossem imunizadas. Por conta do número reduzido de doses, nessa primeira etapa, foi necessário fazer um recorte dentro dos profissionais, uma espécie de “prioridade da prioridade”.

O maior desejo do SindEnfermeiro é que haja vacina para todos os enfermeiros, e estamos nos empenhando para que o governo garanta a imunização para todos os profissionais da enfermagem. Infelizmente, esse processo depende de que Governo Federal e o GDF disponibilizem os imunizantes, no entanto, por conta da situação política não temos vacinas para todos os trabalhadores e para a população. O SindEnfermeiro vai fazer de tudo para que essa situação mude e que a vacina chegue para todos!

Diante das inúmeras denúncias de que profissionais que não atendem o pré-requisito desse primeiro grupo e estão “furando a fila” de prioridade, o SindEnfermeiro está empenhado e comprometido em apurar esses casos. Uma das ações tomadas pelo sindicato foram a solicitação do “vacinômetro”, listas dos profissionais que estão sendo vacinados por superintendências, para que assim haja mais transparência no processo de imunização. O Ministério Público também está averiguando as denúncias e cobrou explicações da Secretaria de Saúde (SES-DF).

O SindEnfermeiro não irá permitir que aconteçam injustiças com os profissionais que têm prioridade para a imunização. Seguimos atentos, vigilantes e apurando todas as denúncias que recebemos!