FUEnf vai à SES apresentar demandas e entender planejamento da pasta para imunização contra Covid-19 no DF

Publicada em 20 de janeiro de 2021

Na manhã de hoje (20), os representantes da Frente Única da Enfermagem (FUEnf) se reuniram com a alta cúpula da Secretaria de Saúde (SES-DF) para conhecer a dinâmica do planejamento adotado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na campanha de imunização da população, bem como levar as dúvidas da categoria no que diz respeito à sua execução, e propor ações que visam nortear e amparar o trabalho da enfermagem, entre outras pautas.

A FUEnf foi representada pela presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, o diretor executivo do sindicato, Marcio da Mata, a presidente da ABEn-DF, Rosalina Sudo, o presidente do COREN-DF, Elissandro Noronha e o diretor do SINDATE-DF, Newton Batista – e foi recebida pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o secretário-adjunto de Assistência à Saúde Alexandre Garcia, a subsecretária de gestão de pessoal, Silene Quitéria, a diretora de enfermagem da SES Cristiane Costa Vieira, o diretor da COAPS/SAIS, Ricardo Aguiar.

Na reunião, a cúpula da SES apresentou mais detalhes do planejamento que está sendo executado pelo órgão para a imunização da população, e ouviu as demandas levadas pela FUEnf no sentido de esclarecer dúvidas e discordâncias em cada uma das diretorias regionais. Além disso, a Frente apresentou uma série de propostas que tem o objetivo de nortear as ações para a enfermagem – que serão apresentadas formalmente à SES.

Alguns pontos destacados da proposta incluem a avaliação da eficácia e a segurança das vacinas aplicadas, passando pelas questões relacionadas à legislação da categoria, como o dimensionamento dos recursos humanos nas salas de imunização, e chegando até a discussão sobre a responsabilidade técnica tanto para as salas, quanto para as equipes. Outros pontos discutidos tratam da segurança dos profissionais no ambiente de trabalho, a padronização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) das equipes, e descrição das condições ideais para alocar as salas de vacina.

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, tratou duas pautas da reunião como prioritárias: a transparência nos processos de seleção dos grupos prioritários para receber a vacina em cada uma das fases – assim como o quantitativo de pessoas vacinadas, doses dos imunizantes previstas para envio pelo Ministério da Saúde e o seu recebimento, além da responsabilidade técnica das salas de vacina e das equipes de enfermagem – onde pontuou a importância de dar o apoio técnico, administrativo, e até mesmo uma contrapartida financeira para a correta execução da função, o que passa por alocar estes profissionais nos cargos de gestão.

“A reunião é um momento muito importante para alinharmos nossas atuações complementares em prol de um bem comum, que é o sucesso da vacinação, e que ela ocorra de forma rápida e transparente. E a discussão sobre a responsabilidade técnica é uma demanda antiga da enfermagem, e muito importante para nós, até para dar segurança aos enfermeiros que assumirão a responsabilidade. Também é preciso que haja uma contrapartida justa, ética e legal para que esses enfermeiros ocupem os espaços de gestão”, afirmou.

Encaminhamentos

Com o fim da reunião, a FUEnf se comprometeu a formalizar as propostas realizadas em documento que será enviado não somente para a SES, mas também para os órgãos de controle, como o Comitê de Crise Covid-19, Conselho de Saúde do DF, e o Ministério Público (MPDFT). A Frente também solicitou junto a SES o compromisso de estabelecer uma mesa fixa de negociações entre a categoria e o órgão, com reuniões marcadas periodicamente – o que foi acatado pela cúpula da secretaria.

Também será formalizada amanhã (21) a solicitação do plano de vacinação de cada uma das superintendências, assim como a atualização periódica do número de doses distribuídas por cada regional de saúde.

Enfermeiros em Ação: conheça o plano de vacinação contra Covid-19 no DF

Amanhã (21), às 19 horas, o SindEnfermeiro-DF vai apresentar mais uma live do programa Enfermeiros em Ação, e o tema será a tão esperada vacina contra a Covid-19! E para tirar todas as suas dúvidas sobre o plano de imunização que será adotado no DF e questões sobre as vacinas disponíveis, a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, e o diretor-executivo Tarcísio Faria vão receber a chefe da Vigilância Epidemiológica e diretora do sindicato, Kelly Cristina, e a enfermeira Rosa Maria, que faz parte da equipe técnica da Vigilância Epidemiológica e Imunização do DF.

Não perca!