Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Luz no fim do túnel: a primeira pessoa vacinada no Brasil é uma enfermeira

Publicada em 18 de janeiro de 2021

Foto: reprodução da internet

Depois de muito impasse, mortes, atrasos e notícias falsas, a vacinação contra a Covid-19 teve início no Brasil. A primeira pessoa a ser imunizada foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, que atua na linha de frente contra o novo coronavírus. A profissional recebeu a primeira dose da CoronaVac, alguns minutos depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizar o uso emergencial da vacina.

Em entrevista ao G1, a profissional ressaltou a importância da vacina para a população. “Estou falando agora como mulher, brasileira, mulher negra, que acreditem na vacina. Vamos pensar no monte de vidas que nós perdemos, quantas famílias nós perdemos, quantos pais, mães, irmãos. Eu quase perdi um irmão também com Covid. E diante disso é que eu tomei coragem e participei da campanha da vacina.”, disse Mônica ao portal.

A representatividade importa

Para a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, a escolha de Mônica é extremamente significativa, uma vez que as mulheres são maioria enfermagem e a categoria ganhou destaque por estar na linha de frente contra a Covid-19. “É a correção de uma injustiça histórica. A enfermagem trabalha muito nos bastidores e a população não sabe”, apontou Dayse.

“A enfermagem sempre sofreu com descaso dos políticos, o que reverbera para a sociedade, assim como as mulheres e a população negra, que infelizmente colhem os frutos de um passado não tão distante e que tem reflexos até hoje. Por isso, a escolha da Mônica, enfermeira e mulher negra, representa muito, tanto para a enfermagem, quanto para a população”, finaliza Dayse.

Próximos passos

A campanha nacional de vacinação teve início nessa segunda (18). Cada estado receberá as doses para imunizar os grupos prioritários nesse primeiro momento. De acordo com o site do Ministério da Saúde, a imunização começará às 17h, de forma simultânea em todos os estados.

De acordo com o Plano de Imunização divulgado pela Pasta, os primeiros vacinados serão trabalhadores da Saúde (34% deles), população indígena em seus territórios, pessoas com deficiência institucionalizadas e pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas. No entanto, cada estado tem autonomia para definir seus próprios planos de imunização e esses podem sofrer alterações a qualquer momento. No DF, por exemplo, os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19, pessoas maiores de 75 anos e idosos acima dos 60 anos que estão em instituição de acolhimento ou asilos.

 

*Com informações do G1