Cartilha criada por ex-estudantes da ESCS em parceria com SindEnfermeiro ganha destaque em premiação da OPAS

Publicada em 4 de dezembro de 2020

A cartilha elaborada por ex-estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) em parceria com o SindEnfermeiro-DF foi uma das 16 selecionadas pelo Laboratório de Informação em Enfermagem – ferramenta de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Além da cartilha, voltada para auxiliar enfermeiros e outros profissionais da atenção primária, outros 15 projetos de todas as regiões do país foram selecionados pelos avaliadores.

Os trabalhos foram escolhidos por apresentarem resultados concretos aos desafios enfrentados na assistência, além de traçar novas estratégias no que diz respeito à ampliação do campo de práticas da Enfermagem, incentivo ao protagonismo dos profissionais no cuidado, incorporação da tecnologia como ferramenta de auxílio no dia a dia, entre outros pontos.

“Desde o primeiro momento em que o projeto foi apresentado aqui no sindicato pela ESCS, percebemos que este projeto poderia ser muito útil aos profissionais que estão na ponta da Atenção Primária, e ajudaria muito no dia a dia nas unidades”, afirma o diretor executivo do SindEnfermeiro, Tarcísio Faria.

Ainda de acordo com Tarcísio, “o sindicato acabou por suprir uma demanda que era do GDF, no sentido de disponibilizar um guia organizado com todos os procedimentos e questões que envolvem a atuação da Atenção Primária”, completou.

E, na ocasião de lançamento da cartilha, em novembro deste ano, a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, ressaltou a importância do sindicato dar apoio a iniciativas como esta – que além de valorizar o estudante, é um grande incentivo para os futuros profissionais.

“Incentivar projetos como esse é muito necessário porque viabilizamos financeiramente a parte acadêmica de uma instituição que talvez não tivesse recursos para colocar em prática. O Guia da APS facilita a vida não apenas dos estudantes, mas dos enfermeiros. É bom para o sindicato e para a escola, que tem um grande prestígio dentro do Distrito Federal”.

A cerimônia de premiação será na próxima quarta-feira (09), às 15h30, e será transmitida ao vivo no Portal da Inovação na Gestão do SUS e no canal do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no YouTube.

Laboratório de Inovação em Enfermagem

O Laboratório de Inovação em Enfermagem tem o objetivo de mapear, sistematizar e divulgar experiências inovadoras produzidas pela Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na área da gestão de serviços, da atenção à saúde da população, da educação e da formação profissional.

A iniciativa, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS), permitirá ter um panorama das estratégias adotadas pelos profissionais da Enfermagem ao enfrentarem os desafios do sistema de saúde, como a necessidade de ampliar o acesso dos cidadãos aos cuidados, de melhorar a capacidade resolutiva dos serviços e a qualidade da assistência ofertada, bem como reduzir custos.