Após assembleia com trabalhadores, SindEnfermeiro entra com ação civil pública contra ICDF por atrasos salariais

Publicada em 16 de novembro de 2020

Na manhã de hoje (16), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) reuniu em assembleia presencial os trabalhadores do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), com o objetivo de discutir e apresentar as ações tomadas pelo sindicato em relação aos problemas enfrentados na unidade.

A presidente Dayse Amarílio e o secretário-geral do sindicato, Jorge Henrique, estiveram presentes na assembleia e conversaram com os profissionais sobre a reunião realizada com a diretoria do instituto, membros da Secretaria de Saúde (SES-DF) e do SindEnfermeiro para resolver o impasse dos salários e do vale-alimentação atrasados.

Também foi apresentada aos trabalhadores a ação civil pública impetrada na última sexta-feira (13) contra o ICDF, para que sejam corrigidos os recorrentes problemas de atrasos salariais. E na tarde de hoje, a diretoria do instituto vai participar de nova reunião com o SindEnfermeiro para discutir a situação que já se arrasta desde o início de outubro – quando os trabalhadores denunciaram a falta de pagamento dos salários, bem como o atraso do vale-alimentação.

Entenda a ação contra o ICDF

A ação impetrada pelo sindicato solicita o pagamento dos salários atrasados em até 48 horas, sob pena de bloqueio das contas para saldar os débitos junto aos colaboradores, além de multa diária de R$ 10 mil – que deve ser revertida em favor de iniciativas que privilegiem o trabalho da enfermagem. O ICDF também terá que pagar uma multa de 10% referente ao atraso salarial do mês de outubro, com a devida correção monetária.

No documento, também consta que o instituto deve se responsabilizar em não cometer qualquer prática de coação, orientação ou sugestão com o objetivo de fazer com que os empregados assinem contracheques com data retroativa ou em branco. Para cada irregularidade do tipo constatada, será aplicada multa no valor de R$ 5 mil.

Outro ponto destacado trata dos danos coletivos já causados em virtude dos atrasos salariais – que tem levado várias famílias a uma situação financeira delicada em plena pandemia. A ação solicita ao ICDF o pagamento de R$ 100 mil de indenização, corrigido monetariamente enquanto o valor não for devidamente pago.

O SindEnfermeiro disponibiliza todos os seus canais de comunicação para os devidos esclarecimentos, garantindo ao ICDF o pleno direito de defesa. No entanto, o sindicato estará atento a todos os desdobramentos, e reafirma o seu compromisso inegociável de defender o direito de cada enfermeira e enfermeiro do Distrito Federal.