Após Ação Civil Pública ajuizada pelo SindEnfermeiro , Justiça determina que ICDF pague enfermeiros

Publicada em 16 de novembro de 2020

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região determinou que o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) efetue o pagamento dos salários atrasados de todos os trabalhadores da instituição em até 48 horas. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (16), após o SindEnfermeiro-DF ter protocolado uma Ação Civil Pública solicitando o pagamento dos salários em atraso.

Na ação, o sindicado expôs toda a situação enfrentada pelos enfermeiros do ICDF: o pagamentos dos vencimentos de outubro com mais de 15 dias de atraso, demora no deposito do vale alimentação e o atraso no salário de novembro – que até hoje (16) não foi efetuado.

A Justiça concedeu por meio de liminar um prazo de três dias para que a instituição comprove o pagamento dos salários, caso isso não ocorra, o ICDF pagará uma multa diária de 10 mil reais pelo não cumprimento da decisão judicial. O instituto foi notificado da decisão judicial. O prazo para o pagamento é até a próxima quinta-feira (19).

O Sindicato dos Enfermeiros também protocolou nesta segunda, um pedido de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). O intuito desse pedido é realizar uma audiência entre sindicato, Secretaria de Saúde e ICDF, mediada  pelo MPT, visando sanar o impasse vivido pelos enfermeiros da instituição.