Nomeações Já! SindEnfermeiro e aprovados no concurso da SES de 2018 fazem ato em frente ao Palácio do Buriti

Publicada em 5 de novembro de 2020

Na manhã da última quarta-feira, 04, o SindEnfermeiro-DF e cerca de 40 enfermeiros aprovados no concurso de 2018 da Secretaria de Saúde estiveram na frente do Palácio do Buriti cobrando novas nomeações. A cobrança se dá por conta da promessa feito pelo governador Ibaneis Rocha, de que todos os profissionais aprovados no certame de 2018 seriam convocados.

A manifestação contou com a presença de Dayse Amarílio, presidente do sindicato e de Jorge Henrique, secretário-geral. Com faixas, apitos, balões os participantes do ato cobravam as nomeações prometidas por Ibaneis. Também esteve presente o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Marcos Wesley Feitosa e representantes do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e de parlamentares.

Importância da movimentação

De acordo com o secretário-geral do SindEnfermeiro, o movimento que os enfermeiro aprovados no concurso é muito importante especialmente no momento pelo qual o DF passa. “Vivemos uma pandemia, que exige muito de enfermeiros, equipe de enfermagem para dar assistência à população. A nomeação desses profissionais em um momento como esse é muito importante, porque fortalece o Sistema Único de Saúde”, destacou Jorge Henrique.

“Outra questão foi a aprovação de um decreto, depois revogado, pelo governo federal que permite a parceria público-privado na Atenção Básica em Saúde. O governo já afirmou que vai reeditar o decreto pra aprovação e pode dificultar a nomeação desses concursados, porque privatiza-se a atenção primária. Essa luta é para que eles sejam nomeados e que possamos fortalecer o SUS gratuito, público”, finalizou Jorge.

Conversa com representantes do governo

A movimentação dos enfermeiros chamou atenção do governo, que enviou o secretário de relações institucionais, Victor Paulo, para conversar com o grupo. Uma comissão formada por representantes dos aprovados, SindEnfermeiro e COREN foi até o Palácio do Buriti conversar com o representante da Pasta. Apesar da reunião, a comissão não foi recebida pelo governador e mais uma vez não teve respostas concretas.

“Uma das coisas que pedimos foi um cronograma real para as nomeações. Queremos resultado, um cronograma, porque a déficit de profissionais está muito grande”, pontuou Dayse Amarílio.

Apesar de toda a movimentação, não houve uma sinalização concreta do governo. No entanto, o SindEnfermeiro continuará nas tratativas e na luta para que ocorram mais nomeações.