Cartilha criada por ex-estudantes da ESCS em parceria com SindEndermeiro é semifinalista em prêmio da OPAS

Publicada em 5 de novembro de 2020

A cartilha da Atenção Primária em Saúde (APS) criada por ex-estudantes de enfermagem da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) está entre as semifinalistas do Laboratório de Inovação em Enfermagem. O manual feito em parceria com o SindEnfermeiro-DF tem como objetivo auxiliar enfermeiros e outros profissionais de saúde nas rotinas da APS.

Bárbara Jorba, hoje enfermeira e uma das autoras da cartilha, conta que a ideia de criar o guia surgiu durante o internato, no último ano da graduação. “Nós percebemos que existiam muitas demandas chaves e recorrentes na APS. Um guia didático e compacto facilitaria muito o nosso atendimento diário. Algo rápido para que possamos fazer uma consulta de enfermagem bem feita e que pudesse ser utilizado em várias áreas da Atenção Primária”, pontuou Bárbara.

A participação do sindicato

Para Talita Freitas – que também criou o manual – a participação do SindEnfermeiro foi primordial para que o projeto ganhasse mais visibilidade. “A parceria com o sindicato fez toda a diferença na viabilização do guia. Sem essa contribuição, o manual até poderia ser feito, mas ele forma física não aconteceria. Além disso, podemos expandir para todos os profissionais sindicalizados, o impacto foi a parte mais importante”, destacou Talita.

O Sindicato dos Enfermeiros ajudou na viabilização física da cartilha, além de distribuir um exemplar para todos os enfermeiros sindicalizados. “Muitas pessoas têm a visão de que o sindicato só atua com enfermeiros formados, mas para os estudantes, futuros enfermeiros, essa contribuição e essa valorização foi incrível. Mostrou que a gestão está preocupada tanto com os enfermeiros formados, quanto com os que estão em formação”, afirmou Bárbara.

“Incentivar projetos como esse é muito necessário porque viabilizamos financeiramente a parte acadêmica de uma instituição que talvez não tivesse recursos para colocar em prática. Além disso, fortalecemos experiências exitosas”, ressaltou Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro.

De acordo com Dayse, o guia é extremamente prático e necessário para a enfermagem no seu dia a dia. “O Guia da APS facilita a vida não apenas dos estudantes, mas dos enfermeiros. E podemos divulgar experiências bem sucedidas por meio de parcerias. É bom para sindicato e para a escola, que tem um grande prestígio dentro do Distrito Federal”, finalizou.

Laboratório de Inovação em Enfermagem

O Laboratório de Inovação em Enfermagem tem o objetivo de mapear, sistematizar e divulgar experiências inovadoras produzidas pela Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na área da gestão de serviços, da atenção à saúde da população, da educação e da formação profissional.

A iniciativa, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS), permitirá ter um panorama das estratégias adotadas pelos profissionais da Enfermagem ao enfrentarem os desafios do sistema de saúde como a necessidade de ampliar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, de melhorar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde e da qualidade do cuidado ofertado e de reduzir custos e gastos em saúde.

A iniciativa da ESCS está na penúltima fase da competição. Ao todo, mais de 300 projetos se inscreveram da primeira fase. 39 foram aprovados e apenas 24 foram selecionados para a penúltima etapa, entre eles o Guia da Atenção Primária da ESCS. Nessa etapa, chamada visita em loco, as experiências selecionadas recebem a visita de membros da comissão de avaliação a fim de conhecer a implantação da experiência no território.

Se aprovado na última etapa, o guia será divulgado em fóruns temáticos e sistematização das práticas na Revista do Cofen e na publicação da série técnica NavegadorSUS.