Em reunião com sindicatos, cúpula da SES presta esclarecimentos sobre o Forponto

Publicada em 15 de setembro de 2020

Na última sexta-feira (11), a Secretaria de Saúde (SES) se reuniu com representantes dos sindicatos das categorias – incluindo o SindEnfermeiro, com o objetivo de esclarecer as ações tomadas pela pasta para solucionar os problemas relacionados ao sistema de ponto eletrônico adotado pela SES – o Forponto.

Na reunião, que contou com a presença do diretor-executivo do sindicato, Tarcísio Faria, estiveram presentes a subsecretária de gestão de pessoal, Silene Almeida, a secretária adjunta de gestão, Beatris Gauterio, além do chefe de relações institucionais da pasta.

Durante o encontro, os representantes das entidades lembraram a sucessão de problemas que o Forponto tem enfrentado desde sua implantação, em 2011, e questionaram a possibilidade de prejuízo aos servidores por conta dos problemas no sistema – que se encontra em instabilidade desde 23 de julho.

Segundo a SUGEP, os aparelhos de coleta de ponto estão registrando o ponto dos servidores mesmo com as instabilidades, o que permite que, assim que o problema for solucionado, a pasta possa ter acesso aos relatórios anteriores – compromisso firmado em reunião pela subsecretaria.

Os representantes da pasta afirmaram, ainda, que o ponto do mês de julho foi realizado de forma manual para que fosse assegurado o pagamento das TPDs (Trabalho em Período Definido), uma vez que a SES não tinha acesso aos dados necessários para fechar as folhas.

O diretor do SindEnfermeiro, Tarcísio Faria, afirmou durante a reunião que o sindicato não iria aceitar qualquer tipo de prejuízo aos servidores por conta dos problemas com o Forponto. “Todos os servidores que puderem comprovar que possuem horas extras a serem tiradas devem ter as suas férias garantidas, e o sindicato vai exigir isso”, disse.

Ponto de agosto será eletrônico

Seguindo o compromisso firmado entre a SES e os representantes das entidades da saúde, o registro de ponto dos trabalhadores no mês de agosto será realizado de forma eletrônica. No entanto, o banco de dados ainda se encontra zerado, pois está sendo trabalhada no momento a recuperação dos dados registrados anteriormente pelo sistema.

A pasta realizou pregão em 19 de agosto para contratar a empresa que ficará responsável pela gestão e manutenção do Forponto, mas no momento, a proposta ainda se encontra em fase de análise técnica – já que apenas uma empresa se mostrou interessada no certame.