Porque a instauração da CPI da Pandemia é tão importante

Publicada em 10 de setembro de 2020

Foto destaque: reprodução da internet/Google imagens

O Distrito Federal, o Brasil e o mundo foram assolados por uma pandemia sem precedentes. Apenas no DF, mais de 170 mil pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus, dessas, mais de 2800 perderam a batalha para esse inimigo invisível. Para piorar a situação, membros da cúpula da Secretaria de Saúde foram presos acusados de cometerem irregularidades na compra de testes para detecção da Covid-19.

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, assim como o Conselho de Saúde do DF, reitera a necessidade e a importância da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A criação da CPI da Pandemia se mostra extremamente necessária, uma vez que, os parlamentares que compõe a CLDF têm o dever legal de representar e defender os interesses dos cidadãos e da sociedade.

Desta maneira, a instauração da CPI da Pandemia representará a defesa do Sistema Único de Saúde, bem como dos princípios constitucionais da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, reforçando a importância da total transparência da gestão na execução dos recursos públicos da saúde.

Por fim o SindEnfermeiro-DF defende que é importante investigar não apenas a Secretaria de Saúde, mas outros órgãos que nesse momento de pandemia efetuarem compras de equipamentos, contratação de serviços e mão de obra sem licitações.