Ação Conjunta Covid-19 visita ICDF para apurar denúncias sobre falta de insumos e descumprimento do ACT

Publicada em 1 de setembro de 2020

Na manhã de hoje (1º), a Ação Conjunta Covid-19 – representada por SindEnfermeiro-DF, Coren-DF e Sindate-DF – esteve no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) para acompanhar a rotina dos trabalhadores, assim como a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual (EPIs), o cumprimento dos fluxos de atendimento e retaguarda dos serviços, segurança dos profissionais e a coleta dos exames feitos pelos pacientes com suspeita de Covid-19.

A força-tarefa – que contou com as presenças do secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, e do diretor-executivo Tarcísio Faria – recebeu denúncias à respeito da falta de insumos fundamentais para o atendimento, como luvas e medicamentos para sedação, além do descumprimento de cláusulas previstas no acordo coletivo de trabalho (ACT).

De acordo com a instituição, o ICDF tem enfrentado dificuldades para aquisição dos insumos devido à falta de recursos, que são oriundos do GDF e não estão sendo repassados. Ainda de acordo com o instituto, a ausência dos materiais tem impedido a realização de procedimentos como cirurgias e atendimentos diversos.

Outro ponto abordado e verificado pontualmente com alguns colaboradores diz respeito ao descumprimento de cláusulas do acordo coletivo, como o pagamento proporcional de férias aos trabalhadores do instituto – o que, segundo eles, não vem sendo feito no mês correspondente ao usufruto do benefício. Sobre essa questão, o ICDF afirmou que tem atuado para regularizar todos os problemas enfrentados, incluindo os problemas com o pagamento das férias, ressaltando que o objetivo é sempre de buscar a melhora das condições gerais para a prestação da assistência na unidade.

As visitas da Ação Conjunta Covid-19 são parte de uma série de ações entre diversas entidades – incluindo o SindEnfermeiro – para averiguar e fiscalizar as condições de trabalho dos profissionais de saúde durante a pandemia do coronavírus. Ao final de cada visita, é produzido um relatório detalhado sobre a situação encontrada para auxiliar nas melhorias necessárias ao atendimento das unidades.