NOTA DE ESCLARECIMENTO:  Prisão do Secretário de Saúde na Operação Falso Negativo

Publicada em 26 de agosto de 2020

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem, por meio desta nota, manifestar seu posicionamento frente à prisão do Secretário de Saúde e de membros do alto escalão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), na segunda fase da operação Falso Negativo.

Trata-se de um fato gravíssimo, tendo em vista que o Distrito Federal está no ápice da pandemia causada pelo novo coronavírus. Ressaltamos o trabalho do  Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e de todos órgãos, como o SindEnfermeiro-DF no Controle Social, que têm participado de ações intersetoriais e inclusive com o próprio MPDFT.

Defendemos que as investigações continuem, e que todos os envolvidos nos crimes tenham a punição necessária, respeitando-se o amplo direito de defesa e contraditório, uma vez que testes com qualidade duvidosa colocam em risco a vida da população e de todos os profissionais que estão lutando contra a Covid-19.

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal defende que a Câmara Legislativa do DF (CLDF) crie uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar a fundo essas denúncias que aconteceram na SES-DF. Além disso, é importante investigar não apenas a Secretaria de Saúde, mas outros órgãos que nesse momento de pandemia efetuaram compra de equipamentos, contrataram serviços e mão de obra sem licitações.

Por fim, o SindEnfermeiro ressalta que acompanhará de perto os desdobramentos dessa situação e, como entidade representativa dos enfermeiros, continuará fiscalizando e denunciando falta de condições para os trabalhadores e população.