Ação Conjunta Covid-19 visita Hospital de Campanha da PMDF para verificar condições de trabalho

Publicada em 25 de agosto de 2020

O Hospital de Campanha da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recebeu, nesta terça (25) a visita da Ação Conjunta Covid-19 – iniciativa que reúne SindEnfermeiro-DF, COREN, ABEn-DF, Sindate-DF, OAB-DF, Conselho de Saúde do DF e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa.

A força-tarefa esteve na unidade para acompanhar a rotina dos trabalhadores, equipamentos de proteção individual, o fluxo de atendimento e a retaguarda dos serviços, assim como a segurança dos profissionais e a coleta dos exames feitos pelos pacientes com suspeita de Covid-19.

Alguns pontos foram considerados críticos durante a visita, como a falta de medicamentos para sedação fundamentais na realização de procedimentos usados em pacientes com Covid-19, além do risco de contaminação cruzada entre materiais estéreis e contaminados na Central de Material e Esterilização (CME) da unidade.

De acordo com o diretor do SindEnfermeiro, Tarcísio Faria – que participou da força-tarefa, o hospital possui boa estrutura física, dada a sua inauguração recente, “mas possui falhas em procedimentos e fluxos de atendimento, como o constatado na saída do CME, onde materiais esterilizados e contaminados se cruzam”, afirmou.

As visitas da Ação Conjunta Covid-19 são parte de uma série de ações entre diversas entidades – incluindo o SindEnfermeiro – para averiguar e fiscalizar as condições de trabalho dos profissionais de saúde durante a pandemia do coronavírus. Ao final de cada visita, é produzido um relatório detalhado sobre a situação encontrada para auxiliar nas melhorias necessárias ao atendimento das unidades.