Nota Oficial

Publicada em 10 de agosto de 2020

Na última sexta-feira, (07), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) participou de uma audiência de conciliação com Gustavo Gayer, empresário goiano, que em 1º de maio divulgou em uma rede social uma notícia desencontrada sobre a manifestação feita pelos trabalhadores da enfermagem.

O departamento jurídico do SindEnfermeiro entrou com uma ação judicial contra Gustavo, uma vez que o fato compartilhado não era verídico. Na audiência de conciliação ficou acordado que o empresário se retrataria sobre a divulgação da inverdade, e o SindEnfermeiro divulgaria essa retratação.

Confira a retratação de Gustavo Gayer na íntegra:

“Por meio deste comunicado, eu, Gustavo Gayer, esclareço que as manifestações ocorridas no dia 01/05/2020 em Brasília-DF, organizadas pelo Sindenfermeiro/DF e outras entidades da saúde, foram legítimas e contaram somente com a participação de Enfermeiros e profissionais da saúde, em geral, não sendo do meu conhecimento a presença de outras pessoas que não fossem profissionais da área. Logo, peço escusas pela divulgação de vídeos que macularam a honra desses nobres profissionais. Desta feita, como comunicador que sou, jamais tive qualquer intenção em divulgar notícias falsas, ou mesmo prejudicar o ato nobre e legítimo então realizado.

Gostaria também de reiterar e externar os meus agradecimentos aos profissionais da área da saúde pelo protagonismo exercido diante dos efeitos da pandemia global que assolam o nosso país, em especial a classe dos enfermeiros, enfermeiras, técnicos e técnicas de Enfermagem. A dedicação, todos os valiosos esforços físicos e psicológicos despendiados, além da ética de trabalho altruísta exercidos neste momento de exceção, estão sendo determinantes para que os efeitos da crise global sejam mitigados no Brasil. A dura crise que estamos enfrentando deixará diversos legados a toda humanidade, tornando perene o respeito e a admiração aos profissionais envolvidos em seu combate, sendo que qualquer interpretação diversa dos votos de estima ora explanados, não condizem com o pensamento deste interlocutor, trazendo a efeito, inclusive, a legitimidade das manifestações ocorridas no dia 01/05/2020 em Brasília – DF”.

Deste modo, o SindEnfermeiro-DF reitera que Gustavo Gayer não tem relação alguma com as agressões físicas e verbais sofridas por alguns enfermeiros no citado ato, pois, conforme foi apurado, no momento dos fatos ele não se encontrava nas proximidades da Praça dos Três Poderes.