IMPASSE CHEGANDO AO FIM: SindEnfermeiro se reúne com secretário de Saúde para tratar do desconto de insalubridade

Publicada em 31 de julho de 2020

O desconto de insalubridade dos enfermeiros em afastamento legal foi novamente pauta principal da reunião entre a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio com o secretário de Saúde, Francisco Araújo e a com a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Quitéria.

De acordo com Francisco e Silene, a solução administrativa ,já apontada, está em fase final e a expectativa é que nos próximos dias haja uma resposta definitiva para a demanda apresentada pelo sindicato.

Além de tratar dos descontos de insalubridade, a reunião também abordou a necessidade de enfermeiros para compor postos de trabalho. Já que a pandemia do novo coronavírus mostrou o papel fundamental da enfermagem no enfrentamento à doença e da necessidade dessa força de trabalho, uma vez que existe um déficit de profissionais e o absenteísmo é muito alto, principalmente pelo adoecimento desses trabalhadores.

Dayse apontou a necessidade de reforçar as vagas com enfermeiros aprovados no último concurso da Secretaria de Saúde (SES), e segundo os responsáveis pela SES, continuarão ocorrendo novas nomeações, mas ainda não é possível a criação de um calendário para os chamamentos. O SindEnfermeiro sempre reitera a necessidade desses profissionais na assistência em saúde.