SindEnfermeiro vai ao Hospital Santa Lúcia averiguar condições de trabalho dos profissionais

Publicada em 14 de julho de 2020

Na manhã de hoje (14), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) esteve no Hospital Santa Lúcia para averiguar as condições de trabalho dos profissionais, bem como o fluxo de atendimento aos pacientes com o coronavírus, a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e a realização dos testes para Covid.

Durante a visita, realizada pelo secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, e o diretor Adriano Limírio, foi constatado o aumento repentino no número de pacientes com sintomas respiratórios ou com diagnóstico positivo para o vírus. Além disso, todas as unidades do hospital destinadas ao tratamento dos pacientes com o vírus estão ocupadas – fator que pode ser considerado como um reflexo dos movimentos de reabertura dos serviços não essenciais e do desrespeito às normas de isolamento social.

O SindEnfermeiro está fiscalizando todas as unidades de saúde do Distrito Federal para checar denúncias de irregularidades, condições de trabalho para os profissionais na linha de frente, bem como a disponibilidade dos equipamentos de proteção necessários.

No entanto, é fundamental que a população também faça a sua parte, pois os hospitais das redes pública e privada estão chegando ao limite da sua capacidade, e o colapso da estrutura de saúde nesse momento crítico da pandemia pode custar a vida de outros milhares de brasilienses.