Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Ação Conjunta Covid-19 averigua condições de trabalho no HRBz

Publicada em 29 de junho de 2020

Dando seguimento nas fiscalizações, a Ação Conjunta Covid-19 visitou na manhã desta segunda-feira (29), o Hospital Regional de Brazlândia (HRBz). O grupo que reúne SindEnfermeiro-DF, COREN, SINDATE, ABEn-DF, OAB-DF, Conselho de Saúde do DF e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa esteve na instituição para averiguar as condições de atendimento da população e dos trabalhadores.

Segundo Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro, o grupo ficou extremamente preocupado com a situação do HRBz, que assim como os outros hospitais da rede, está demorando muito tempo para se preparar para o atendimento aos pacientes infectados com a Covid.

“Nós estamos em uma fase da pandemia em que os pacientes não conseguem mais ser encaminhados para os hospitais de referencia. Eles estão internados nos hospitais que não possuem a mínima estrutura”, ressalta Dayse.

De acordo com a presidente, o HRBz possui pacientes com o novo coronavírus em situação grave e entubados, além uma dificuldade local que atrapalha na gerência técnica dos fluxos. “Por conta da mudança de gestão local – direção e gerência de enfermagem – que não tem profissionais que são do quadro da Secretaria e aparentemente demonstraram uma dificuldade na adaptação rápida dos fluxos de atendimento”, pontua Dayse.

Outro ponto observado na visita foi o déficit de servidores no hospital. O alto número de profissionais afastados por estarem infectados faz com que a equipe que está atendendo pacientes suspeitos de Covid, trabalhe em outros setores com pacientes que não têm o vírus. Essa situação gera um risco altíssimo de infecção cruzada entre os pacientes e os próprios servidores.

Ação Conjunta fará um relatório detalhando a situação encontrada e apontando várias recomendações para a instituição.