Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Ação Conjunta Covid-19 vai até o Parque de Apoio da SES averiguar situação de insumos

Publicada em 26 de junho de 2020

A Ação Conjunta Covid-19 esteve na tarde desta sexta (26), no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde. O grupo foi até o local averiguar o quantitativo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos e outros insumos utilizados no combate ao novo coronavírus.

Recebidos pela diretora da Subsecretaria de Logística em Saúde (SULOG), o grupo percebeu que o estoque de EPIs está dentro na normalidade, apenas os estoque de aventais está em nível crítico. Algumas máscaras do tipo N95 foram tiradas de uso por não terem sido aprovadas em testes, no entanto, de acordo com a diretora da SULOG, grupos ligados ao Itaú fizeram a doação de cerca de 100 mil máscaras N95 à SES.

O ponto que causou preocupação ao grupo foi a falta de medicamentos extremamente necessários na intubação de pacientes contaminados por Covid. De acordo com Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro e membro da Ação Conjunta, falta principalmente relaxantes musculares.

“Esses medicamentos são utilizados para manter o paciente sedado, mas estão em níveis críticos e alguns zerados, além disso, algumas drogas vasoativas estão na mesma situação, ou em níveis críticos ou zerados”, relata Dayse.

Segundo Dayse, o setor está fazendo a redistribuição de alguns medicamentos entre os hospitais da rede. “A diretora da SULOG relatou que os medicamentos estão em processo de compra regular e emergencial, mas ela não pode garantir que haverá exito na compra de todos os itens, principalmente pela alta demanda no mercado, por isso, ela não nos deu prazo”, finaliza Dayse.