Presidente do SindEnfermeiro participará do Comitê de Monitoramento à Saúde dos Servidores do DF

Publicada em 17 de junho de 2020

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, Dayse Amarílio, integrará o Comitê de Monitoramento à Saúde dos Servidores do Distrito Federal. O comitê foi criado pela Secretaria de Saúde (SES) com o objetivo de normatizar, monitorar e direcionar a implementação de estratégias que visem a integração de ações de prevenção, atenção e de vigilância à saúde dos servidores.

O comitê foi criado pela Portaria nº 332 – publicada no Diário Oficial do DF na última terça (16) -, e é uma resposta à quantidade crescente de servidores contaminados pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela SES no dia 16 de junho, 1389 trabalhadores da saúde se infectaram com a Covid-19 e 5 vieram à óbito.

Para a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, a implementação do comitê aconteceu de maneira tardia e que deveria ter acontecido de maneira precoce. “Uma das minhas grandes preocupações é que o comitê seja utilizado para validar ações sem que os membros realmente tenham voz”, destacou.

“É preciso ter uma participação real, mas estaremos vigilantes. Outro ponto é a falta de representação dos trabalhadores nos comitês locais, de acordo com a portaria, os comitês locais só têm participação de gestores”, pontuou Dayse.

Além de acompanhar e construir estratégias de prevenção, vigilância e atenção à saúde dos trabalhadores, o comitê é responsável por um plano de trabalho que deverá ser executado em toda a rede pública de saúde. O grupo é formado por entidades representativas de classe, parlamentares e representantes das diversas diretorias da SES.