Enfermeiros pedem valorização da categoria em ato na UBS 3 do Gama

Publicada em 17 de junho de 2020

“Valorizar a Enfermagem é valorizar a vida”. Com esse lema, enfermeiros da Unidade Básica de Saúde nº 03, no Gama, realizaram um ato na manhã de hoje (17). Através de cartazes e faixas, o grupo pedia uma maior atenção para algumas das demandas históricas da enfermagem e também para a situação enfrentada pela categoria nas unidades do Distrito Federal, ressaltando a necessidade de valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, o diretor executivo Tarcísio Faria e o diretor Adriano Limírio participaram do ato – que contou com a presença de cerca de 10 profissionais entre enfermeiros e residentes em enfermagem que atuam na UBS.

Para Jorge Henrique, os enfermeiros estão se mostrando conscientes de que é necessário se mobilizar na luta pela valorização, num momento em que a importância da categoria no combate ao coronavírus tem sido reconhecida – mesmo trabalhando em meio a tantas dificuldades.

“Essa mobilização foi iniciada com o objetivo de chamar ainda mais a atenção para as dificuldades da categoria, pois os enfermeiros estão sofrendo ainda mais com a pandemia, e problemas como as péssimas condições de trabalho, a falta de equipamentos de segurança, testagem insuficiente e até mesmo as mortes de profissionais estão cada vez mais presentes na nossa rotina”, afirmou.

A enfermeira Marise Caixeta, que participou do ato, ressaltou a importância de mostrar o trabalho que o enfermeiro desempenha, pois “muitas vezes a população não tem conhecimento do quanto nós somos importantes para a assistência”.

Enfermeiros da Colméia também protestam

Ainda durante a manhã de hoje (17), enfermeiros da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 15, localizada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) também realizaram ato pela valorização da enfermagem, trazendo como uma das pautas principais a isonomia salarial da categoria.

Para a enfermeira Hanya Muhammad – uma das idealizadoras dos atos no Gama, a categoria merece um tratamento condizente com a formação exigida – sendo a isonomia salarial uma forma de reduzir as desigualdades entre a enfermagem e as outras categorias da saúde.

Por fim, o diretor Tarcísio Faria reforçou o apoio do sindicato aos movimentos de valorização da categoria. Segundo ele, “esse é o momento de consolidar a postura de defesa da categoria – uma bandeira que o sindicato tem levantado bastante nos últimos anos. Com isso, nós esperamos uma sensibilização maior por parte dos poderes Executivo e Legislativo para que pautas como a nossa isonomia sejam aprovadas”, finalizou.