Fórum de Mulheres do DF e Entorno cobram do GDF medidas efetivas de prevenção e combate à violência de gênero

Publicada em 12 de junho de 2020

Foto: Scarlett Rocha

O Fórum de Mulheres do Distrito Federal e Entorno – movimento que reúne mulheres de diversas entidades – encaminhou na manhã desta quarta-feira (10) uma carta ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e à secretária da Mulher, Ericka Filippelli, cobrando políticas públicas de assistência à mulheres, de forma especial para as que estão em situação de vulnerabilidade e violência.

O documento foi assinado por mais de 38 entidades, entre elas o SindEnfermeiro-DF, e denuncia o aparelhamento da Secretaria da Mulher e o desrespeito à Lei Orgânica do DF, que prevê que metade dos cargos comissionados do órgão devem ser ocupados por servidores de carreira. Além disso, a carta aponta irregularidades no atendimento apontadas pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), falta de estrutura no apoio às vítimas de violência e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) insuficientes para servidores e cidadãs, durante o período de pandemia.

As entidades alertam, ainda, para o alto índice de violência doméstica e sexual contra mulheres – cis e transgêneras –, que é ampliado pela ausência de políticas voltadas para a prevenção. De acordo com as signatárias, dos seis Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs) que existiam no DF em 2016, apenas três funcionam hoje. A Casa Abrigo, por sua vez, segue com apenas 35 vagas de acolhimento, apesar da previsão orçamentária para sua expansão.

Você pode conferir a carta completa no link abaixo: