Ação Conjunta contra Covid-19 vai até o HRSM averiguar condições de trabalho

Publicada em 12 de junho de 2020

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu na manhã desta sexta (12), a visita da Ação Conjunta Covid-19 – iniciativa que reúne SindEnfermeiro-DF, COREN, OAB-DF, Conselho de Saúde do DF e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa. O grupo esteve na instituição para acompanhar a rotina dos trabalhadores, equipamentos de proteção individual, o fluxo de atendimento e a retaguarda dos serviços, assim como a segurança dos profissionais e a coleta dos exames feitos pelos pacientes com suspeita de Covid-19.

O diretor do SindEnfermeiro, Tarcísio Faria, destacou três questões que chamara a atenção durante a visita. A primeira é a quantidade insuficiente de profissionais para cuidar dos pacientes infectados com o novo coronavírus, especialmente na UTI do 1º andar do HRSM, quarteirizada pelo IGESDF. A quantidade insuficiente de enfermeiros e técnicos em enfermagem no pronto socorro do hospital. O segundo ponto tem sido a empresa responsável pela alimentação na instituição, são diversas as reclamações, entre elas a péssima qualidade das refeições, alimentos estragados e frios, entre outras.

A terceira questão encontrada no HRSM foi a alto índice de trabalhadores da enfermagem afastados por conta da Covid-19. De acordo com Tarcísio, 60% dos técnicos de enfermagem e 30% dos enfermeiros que trabalham na UTI do 5º andar  da instituição, estão afastados de suas atividades porque foram contaminados pela doença. Além disso, os profissionais não têm feito os testes quinzenais, como determina a Secretaria de Saúde.

Após essa visita, será elaborado um relatório com toda a situação encontrada no hospital e as denúncias serão encaminhadas para o Ministério Público do Trabalho, e as instituições cobrarão do IGESDF a resolução dos problemas o mais rápido possível.