SindEnfermeiro vai ao Hospital de Base averiguar denúncia

Publicada em 28 de maio de 2020

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) esteve na tarde da última quinta-feira (28) no Hospital de Base do DF, gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica do DF (IGESDF), para averiguar uma série de denúncias feitas por enfermeiros da instituição. A situação encontrada pelos representantes do sindicado é extremamente preocupante. Servidores não estão sendo testados, pacientes com quadro sugestivos de Covid-19 não estão na ala destinada ao tratamento da doença e os enfermeiros não têm um repouso com condições mínimas.

Na visita ao Hospital de Base, o SindEnfermeiro identificou que os pacientes com suspeita de Covid permanecem por dias no Pronto Socorro (PS) junto com pacientes sem sintomas. Além disso, esses pacientes são encaminhados para a ala destinada ao tratamento da doença apenas depois da confirmação feita por exames – que demoram em média 48 horas para ficarem prontos -, mesmo esses pacientes possuindo vínculo epidemiológico (quando familiares ou pessoas próximas testaram positivo).

Outra situação encontrada pelo sindicato foi a falta de local para repouso dos enfermeiros do Pronto Socorro. O repouso da emergência foi demarcado por especialidade, forçando os profissionais a repousarem em seus carros. Diante disso, os enfermeiros fora alocados em um espaço totalmente insalubre.

O SindEnfermeiro ressalta que tomará todas as medidas administrativas e jurídicas para que esse tratamento não isonômico e o assédio contra a enfermagem cessem, uma vez que essa é uma atitude inadmissível.