Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Residentes fazem novo ato no MS por melhores condições de trabalho

Publicada em 21 de maio de 2020

Na manhã de hoje (21), profissionais de saúde que compõem o Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS) realizaram novo ato em frente ao Ministério da Saúde (MS), para protestar contra o atraso no pagamento das bolsas, que se estende desde março, além da falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para as equipes que estão na linha de frente contra a Covid-19. Os profissionais estão há 50 dias sem receber suas bolsas, mesmo trabalhando há 80 dias no combate à pandemia.

O agora ex-ministro da saúde, Nelson Teich, havia prometido o pagamento até o último dia 15 de maio. Contudo, o prazo não foi respeitado, e a situação se tornou ainda mais incerta com sua saída do cargo.

Os residentes, que estão em greve nacional desde o dia 11 de maio, também cobram, entre outras pautas, a criação de uma Política Nacional de Residentes, maior transparência do MS em relação às políticas de saúde, redução da carga horária atual de 60h semanais, abono de faltas por atestado médico e o reajuste das bolsas, que não ocorre desde 2016.