Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Ação Conjunta contra a Covid-19 visita HRAN para averiguar condições de trabalho

Publicada em 21 de maio de 2020

O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) recebeu na manhã desta quinta (21), a terceira visita da Ação Conjunta Covid-19 – iniciativa que reúne SindEnfermeiro-DF, COREN, OAB-DF, Conselho de Saúde do DF e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa.

O grupo esteve na instituição para acompanhar a rotina dos trabalhadores, equipamentos de proteção individual, o fluxo de atendimento e a retaguarda dos serviços, assim como a segurança dos profissionais e a coleta dos exames feitos pelos pacientes com suspeita de Covid-19.

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio notou melhora no atendimento do fluxo de trabalho. “Estivemos lá e podemos observar uma melhora no fluxo, principalmente quando a diferenciação da entrada – agora pelo ambulatório. As salas são maiores, melhores desenhadas, mais ventiladas”, afirma Dayse.

No entanto, ela chama a atenção para o fato de alguns dos serviços terem sido paralisados. “A gastroenterologia foi parada e os pacientes não estão tendo atendimento em outro local, outros serviços foram distribuídos na rede, mas a grande questão do HRAN é que ele está começando a superlotar. No PS (Pronto Socorro) tinha 72 pacientes, para 58 leitos”, completa Dayse.

Outro ponto levantado por Dayse, é que o UTI está com alguns leitos bloqueados por falta de recursos humanos, já que os servidores estão adoecendo não apenas de Covid, mas de doenças psíquicas.

Durante a visita, foi levantada a situação geral da unidade e as condições de trabalho dos profissionais, para que seja realizado um relatório completo que será encaminhado aos gestores locais e ao secretário de Saúde, com o diagnóstico situacional e as medidas que podem ser tomadas para sanar possíveis problemas.

União contra a pandemia

Além de visitar unidades de saúde do DF, a Ação Conjunta Covid-19 tem como objetivo uma série de atividades, entre elas mediar doações de equipamentos de proteção individual aos profissionais que estão na linha de frente contra o novo coronavírus e averiguar questões que dizem respeito aos direitos humanos e dos trabalhadores.