Residentes em saúde realizam protesto em frente ao Ministério da Saúde

Profissionais da saúde residentes de diversas áreas protestam em frente ao MS pleiteando o pagamento dos auxílios atrasados há dois meses

Publicada em 11 de maio de 2020

Nesta segunda-feira (11), o Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS) deflagrou paralisação nacional, devido ao não pagamento integral das bolsas-salários de todos os residentes em saúde por parte do Ministério da Saúde (MS) – bem como o recebimento das bolsas, que já estão atrasadas há dois meses.

Em Brasília, cerca de 50 profissionais residentes, entre enfermeiros, médicos, assistentes sociais, nutricionistas, e outros, realizaram um ato silencioso pela manhã, em frente ao Ministério, respeitando as diretrizes de distanciamento social, para reivindicarem seus direitos.

Além do pagamento das bolsas atrasadas, os residentes reivindicam o reajuste da bolsa-salário, que não ocorre desde 2016, além das bonificações de vale transporte, auxílio-alimentação e moradia redução da carga horária semanal, retomada imediata da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e a possibilidade de abono de faltas por atestados.

Durante o ato, os manifestantes seguravam cartazes com frases de protestos, mostrando que, devido ao atraso nas bolsas-salários, muitos estão sem pagar aluguel, sem recurso para locomoção para o serviço e até mesmo com dificuldades para se alimentar.

Para Virgílio Marques, enfermeiro e integrante da Residência Multiprofissional em Atenção Básica – Fiocruz/Brasília, o pagamento das bolsas dos meses de março e abril deveria ser regularizado o quanto antes. “Muitos profissionais não estão conseguindo pagar aluguel, vieram de outros estados e não conseguem pagar a alimentação e o transporte”, destacou o enfermeiro.

Como modalidade de ensino de pós-graduação, caracterizado por ensino em serviço, as residências em área profissional de saúde possuem papel fundamental para as práticas em saúde, sendo extremamente importantes durante esse contexto de pandemia da Covid-19, já que estes profissionais estão presentes diariamente nos hospitais e unidades de saúde.