Nota de esclarecimento: profissionais da enfermagem agredidas durante ato em 1º de maio

Publicada em 4 de maio de 2020

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal vem por meio desta nota oficial esclarecer que está tomando todas as medidas judiciais cabíveis em relação às agressões sofridas pelas profissionais de enfermagem no último dia 1º de maio.

Os departamentos jurídicos do SindEnfermeiro-DF, Conselho Regional de Enfermagem do DF e do Conselho Federal de Enfermagem estão trabalhando em conjunto para que todas as providências legais sejam tomadas pelos órgãos competentes.

A violência sofrida pelas profissionais não atingiu apenas o físico e psicológico das trabalhadoras, mas de toda a categoria da enfermagem. O ato tinha como intenção chamar a atenção para os enfermeiros de todo o país, através de três objetivos centrais: defender o isolamento social com base científica, homenagear os trabalhadores da enfermagem de todo o Brasil que morreram lutando contra a Covid-19 e mostrar a importância da categoria.

Infelizmente, as agressões sofridas pelas profissionais no dia do ato são apenas a ponta de um problema muito mais profundo, que passa por falta de condições de trabalho, falta de valorização e várias outras questões.

No entanto, a enfermagem é feita de luta. O SindEnfermeiro reitera seu compromisso em defender as enfermeiras e enfermeiros, o Sistema Único de Saúde público e universal e a democracia acima de tudo e de todos.

E por fim, relembra #LuteComoUmEnfermeira!