Brasileiros ao lado da Enfermagem: população manifesta apoio a enfermeiros após agressões em ato do 1º de maio

Após agressões covardes no ato de 1º de maio, população brasileira mostra sua solidariedade a enfermeiros

Publicada em 4 de maio de 2020

Na última sexta (1º), Dia do Trabalhador, a Enfermagem do Distrito Federal foi a voz de todos os profissionais da saúde espalhados pelo Brasil. A manifestação organizada pelos enfermeiros na Praça dos Três Poderes lembrou os cinquenta enfermeiros mortos na luta contra a Covid-19, e foi um grito de socorro para as dificuldades enfrentadas no combate à pandemia – que avança ao mesmo passo de uma crise política e institucional sem precedentes, e agrava ainda mais a já caótica situação do país.

No entanto, durante o ato, alguns militantes favoráveis ao presidente da república Jair Bolsonaro e a necropolítica adotada por seu governo hostilizaram e agrediram os enfermeiros, que protestavam justamente contra a negligência do Estado brasileiro frente aos mais de cem mil infectados pelo coronavírus no país.

Felizmente, a população brasileira parece cada vez mais sensível à importância dos profissionais de enfermagem, não apenas no contexto da pandemia, mas como elementos fundamentais para o fortalecimento do sistema de saúde no país. O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) recebeu, entre os dias 02 e 04 de maio, dezenas de e-mails de todo o país – e fora dele – em solidariedade à categoria, agradecendo pelo empenho de cada enfermeiro e repudiando o ato covarde ocorrido no último sábado.

Além da população, políticos e entidades de diversas categorias também se manifestaram sobre o ocorrido. A Federação Nacional de Enfermagem (FNE) enviou nota em apoio aos enfermeiros, e ressalta que “apesar de se tratar de um ato respeitoso e justo, seus participantes foram atacados por um grupo de defensores do Presidente Bolsonaro e do fim da medida de distanciamento social, com palavras de ódio gratuito e lesões físicas”.

A deputada distrital Érika Kokay (PT-DF) também se manifestou, afirmando que “não serão medidos esforços para que tamanha agressão não fique impune, e ressaltando que “a população brasileira reconhece o valor de cada uma e cada um desses profissionais”. Ao final da nota, a deputada oferece, ainda, os cumprimentos a todos os enfermeiros presentes no ato e as entidades que defendem a categoria em todo o país, entre elas o SindEnfermeiro.

Em nome de todos os profissionais de enfermagem, o SindEnfermeiro-DF agradece à todas as manifestações de apoio dos mais diversos setores da sociedade. Contar com a força da população brasileira nesse momento é o combustível que move cada um de nós a lutar contra todas as dificuldades para salvar vidas.

E para todos os enfermeiros do país, fica o trecho de um dos e-mails recebidos, de autoria do administrador hospitalar Sergio Augusto – e que sintetiza toda a luta de cada um de vocês.

“Heróis de verdade existem sim e, muitas vezes, vestem branco e usam máscaras”.