Ação Conjunta contra a Covid-19 vai ao HRGu averiguar condições de trabalho

Publicada em 24 de abril de 2020

A Ação Conjunta Covid-19 – iniciativa que reúne SindEnfermeiro-DF, COREN, OAB-DF, Conselho de Saúde de Brasília, Conselho de Saúde do DF e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa –, esteve na manhã desta sexta (24), no Hospital Regional do Guará  (HRGu) para acompanhar a rotina dos trabalhadores, equipamentos de proteção individual, o fluxo de atendimento do hospital para a retaguarda dos serviços, bem como a segurança dos profissionais e a coleta dos exames feitos pelos pacientes com suspeita de Covid-19.

A Ação Conjunta foi recebida pela diretora administrativa do hospital, Dra. Fernanda Ribeiro e por Eliane Ferreira, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar,   que apresentaram as instalações da unidade. Durante a visita, a força-tarefa também conversou com servidores para saber dos mesmos sobre as condições de trabalho e a disponibilidade de materiais.

Após a visita, será produzido um relatório sobre o hospital, a intenção é sugerir e pontuar algumas questões.

União contra a pandemia

Além de visitar unidades de saúde do DF, a Ação Conjunta Covid-19 tem como objetivo uma série de atividades, entre elas mediar doações de equipamentos de proteção individual aos profissionais que estão na linha de frente contra o novo coronavírus e averiguar questões que dizem respeito aos direitos humanos e dos trabalhadores.

Depois que a Ação Conjunta Covid-19 realizar todas as visitas, será elaborado um relatório detalhado das unidades, que irá listar as questões percebidas pelo grupo, tanto positivas, quanto que precisam ser melhoradas, bem como sugestões e recomendações por parte das áreas técnicas.