Ação Conjunta contra a Covid-19 visita HRC para averiguar condições de trabalho

Visita é parte de uma série de ações entre diversas entidades - incluindo o SindEnfermeiro - para auxiliar no coronavírus e fiscalizar condições de trabalho dos profissionais

Publicada em 22 de abril de 2020

Na manhã desta quarta (22), a Ação Conjunta Covid-19 – iniciativa que reúne SindEnfermeiro-DF, COREN, OAB-DF, Conselho de Saúde de Brasília, Conselho de Saúde do DF e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa – visitou o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) para acompanhar a rotina dos trabalhadores, o fluxo de atendimento do hospital para a retaguarda dos serviços, bem como a segurança dos profissionais.

As entidades foram recebidas pelo gerente de enfermagem do hospital, Vanderson Rodrigues, e pela superintendente da região Oeste, Lucilene Florêncio – que apresentaram as instalações da unidade. Na ocasião, a força-tarefa também conversou com servidores para saber dos mesmos sobre as condições de trabalho e a disponibilidade de materiais. Durante as conversas, foi cogitada ainda a possibilidade da realização de treinamentos para a colocação, uso e retirada dos equipamentos de proteção individual (EPIs) – com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação dos profissionais.

Por fim, os membros da Ação Conjunta vão elaborar um parecer conjunto para obter uma análise situacional da unidade, destacando os pontos positivos e abordando questões que necessitam de atenção especial, como a baixa carga horária dos profissionais de medicina do trabalho – de apenas 20 horas, insuficientes para a demanda da unidade e do atendimento integrado – bem como uma maior atuação da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e a promoção de educação continuada no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), ainda inexistente na unidade.

União contra a pandemia

Além de visitar unidades de saúde do DF, a Ação Conjunta Covid-19 tem como objetivo uma série de atividades, entre elas mediar doações de equipamentos de proteção individual aos profissionais que estão na linha de frente contra o novo coronavírus e averiguar questões que dizem respeito aos direitos humanos e dos trabalhadores.

Depois que a Ação Conjunta Covid-19 realizar todas as visitas, será elaborado um relatório detalhado das unidades, que irá listar as questões percebidas pelo grupo, tanto positivas, quanto que precisam ser melhoradas, bem como sugestões e recomendações por parte das áreas técnicas.