SindEnfermeiro participa de simulação de atendimento a Covid-19 no HRG

Publicada em 7 de abril de 2020

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) participou no último sábado (04), da simulação de atendimento a pacientes com suspeita ou infectados com a Covid-19 no Hospital Regional do Gama (HRG). O objetivo do treinamento foi capacitar os gestores de cada setor do hospital para que as equipes saibam como proceder no atendimento aos casos do novo coronavírus.

A capacitação foi dividida em três momentos. No primeiro, os profissionais tiveram uma aula introdutória sobre o sistema de comando operacional. O segundo, em EAD, com capacitação virtual.  Já o terceiro momento foi teórico e o grupo de gestores foi separado em duas equipes. Cada equipe precisou pensar em um plano de ação e contingência para atendimentos no HRG.

Supervisionados pelo médico Glayson Verner – um dos idealizadores do treinamento – e por estudantes de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), as equipes precisavam pensar no fluxo de atendimento e possíveis problemas. Os grupos colocaram em prática os planos de ação que haviam pensado antes.

Na simulação, cada equipe além de colocar em prática o fluxo de atendimento, pensou na reestruturação física do HRG. A intenção era que o treinamento fosse mais parecido possível com a realidade que o hospital pode enfrentar.

De acordo com superintendente da região sul e médico, Lucimir Henrique, o treinamento surgiu por conta da pandemia do novo coronavírus. “A necessidade de enfrentarmos a Covid-19 fez com que planejássemos esse curso e pensássemos na adequação das nossas instalações”.

Para o secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, a implementação do sistema de comando operacional é muito importante porque ela consegue combinar as ações de diversos setores do hospital. “É possível ter uma efetividade maior no atendimento ao paciente com suspeita de Covid-19, e você consegue economizar em materiais, reduzir gastos e ter uma ação mais sincronizada entre todos os atores do hospital”.

“Essa ação é boa para o paciente que procura o hospital e para os profissionais, pois eles economizam energia e insumos. A implementação desse treinamento é fundamental, porque a população que busca o hospital é a maior beneficiada”, finalizou Jorge.