Covid-19: SindEnfermeiro se reúne com DIEnf e SUGEP para orientação e montar ações de conscientização

Publicada em 18 de março de 2020

A diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) participou na manhã desta quarta-feira (18), da reunião  com os gerentes e supervisores de enfermagem de hospitais e centros de saúde do DF. O encontro aconteceu na Fundação Hemocentro de Brasília e foi convocado pela Diretoria de Enfermagem (DIEnf) da Secretaria de Saúde (SES-DF).

A intenção da reunião foi criar um espaço para informar, orientar e ouvir os gestores. O encontro foi dividido em dois momentos. O primeiro momento falou sobre a epidemiologia da doença, onde uma médica infectologista apresentou como o Covid-19 tem se apresentado no Brasil e no mundo. Já o segundo momento tratou da indicação e do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como a retirada dos mesmos.

Reunião com a SUGEP

No início da tarde, a direção do SindEnfermeiro se reuniu com a subsecretária de Gestão de Pessoas (SUGEP), Silene Dias, e com um representante do Núcleo de Medicina do Trabalho da SES,  o aumento de força de trabalho – com foco na nomeação de enfermeiros aprovados no último concurso de estratégia de saúde da família e obstetra –  e a garantia de exigências mínimas para garantir a segurança dos trabalhadores.

Entre os pontos discutidos estão:

– Criação de fluxograma de atendimento para trabalhadores que apresentarem sintomas do Covid-19;

– Decisão formal do afastamento dos servidores que estão no grupo de risco;

– O uso e fornecimento de equipamentos de proteção de acordo com a necessidade durante toda a fase de enfrentamento da pandemia;

– Suspensão de procedimentos eletivos e ambulatoriais;

– Diminuição no número de visitantes e acompanhantes de pacientes internados.

De acordo com a subsecretária, acontecerão nomeações de enfermeiros aprovados nos concursos vigentes e contratação de trabalhadores em regime temporário para a cobertura exclusivamente do absenteísmo – assim como acontece na Secretaria de Educação.

Áreas prioritárias e flexibilização do ponto

Na última terça-feira (17), foi publicada a Portaria 149/2020 que prioriza os TPDs nos setores de emergências, centros cirúrgicos e UTIs, flexibiliza o ponto dos servidores e dá aos gestores locais a autonomia para afastar servidores dos grupos de risco e possibilidade de lotação na linha de frente dos servidores excedentes que não possuem restrições.

O sindicato solicita que você enfermeiro fique atento a todos os planos de contingência, uma vez que eles estão sendo atualizados constantemente.