Nota em apoio aos servidores do Hospital Regional do Gama

Publicada em 23 de dezembro de 2019

Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem, por meio desta nota, se manifestar sobre a matéria publicada no Portal Metrópoles no último dia 20 de dezembro (sexta-feira) – em que uma dirigente sindical, através de áudio enviado via WhatsApp, acusa a existência de tráfico de drogas no Hospital Regional do Gama (HRG), e aponta, ainda, o consumo de entorpecentes por parte de servidores na unidade.

É importante frisar que, durante o ano de 2019, os trabalhadores do HRG enfrentaram muitas dificuldades para o pleno exercício de suas funções – seja por conta das péssimas condições físicas da unidade, déficit de pessoal, além dos já conhecidos problemas com a gestão anterior, acusada de promover assédio moral contra os servidores, nomear pessoas indevidamente para cargos privativos de enfermeiros, entre outros pontos.

Com todas essas questões envolvidas, é lamentável que uma acusação desse porte seja feita de tal forma, generalizando e expondo os servidores da unidade por uma situação que deveria ser apurada internamente para constatar sua veracidade. É necessário que uma denúncia tão grave como essa tenha fundamento e principalmente, provas concretas para que se possa chegar aos responsáveis de fato.

Também é importante ressaltar que atitudes como esta podem gerar situações de desconforto não somente para os servidores, mas para a própria população que utiliza os serviços do hospital – pois um dos alicerces de uma boa assistência é a relação de confiança entre o paciente e o servidor, que inevitavelmente fica abalada por relatos como esse.

Por fim, o SindEnfermeiro reforça seu apoio aos trabalhadores do HRG, que diariamente exercem suas funções com zelo e cuidado apesar dos percalços, e se coloca à disposição para agir e lutar em defesa da categoria.